PEGOS CLAROS GRANDE ESCOLHA DOC PALMELA 2017

Palmela, Portugal
Palmela, Portugal

PEGOS CLAROS GRANDE ESCOLHA DOC PALMELA 2017

De vinhas com mais de 100 anos, um longevo e belíssimo tinto elaborado pelo Bernardo Cabral, 2x eleito "Melhor enólogo de Portugal." 93 Pontos pelo Robert Parker

Selos e premiações

  • RP 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.90%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Castelão

Sobre o produto

Este belíssimo tinto “Grande Escolha” da 2017 nasceu de vinhas com mais de 100 anos de idade, com 12 meses de passagem por barricas de carvalho francês de 500 e 225 litros, sob a batuta do talentoso enólogo Bernardo Cabral, 2x eleito "Melhor enólogo de Portugal" pela Revista de Vinhos, publicação de vinho mais importante do país.

Os vinhos de Pegos Claros representam a expressão máxima de um terroir único: vinhas velhas de Castelão, sem rega, nas areias de Palmela, uma sub-região da Península de Setúbal.

Nesse terroir, a Herdade de Pegos Claros segmenta suas vinhas por idade, sendo as mais antigas centenárias, com baixas produções e elevada concentração aromática.

De profunda cor rubi, oferece aromas complexos de fruta madura, como morangos, ameixas e groselhas, com um toque tostado e baunilha.

No palato esbanja personalidade e densidade, com presença da fruta, frescor e taninos maduros. Perfeita expressão da Castelão neste terroir onde brilha de maneira singular!

Um vinho de corpo médio para encorpado, altamente frutado, mas com grande complexidade.

Uma grata experiência hoje mas que deve seguir evoluindo pelos próximos 5-8 anos. Sugerimos decantar este vinho por cerca de 60 minutos.

Harmoniza bem com carnes curadas e defumadas, carnes de caça, queijos macios e embutidos.

93 Pontos - Robert Parker - O Grande Escolha Pegos Claros Vinhas Velhas 2017 é um Castelão envelhecido por 12 meses em uma mistura de carvalho francês novo e de quinto uso de tamanhos variados. Com graduação alcoólica de 13,9%, a uva emblemática desta região está em pleno voo aqui, muito aromático, com sabores intensos, um pouco adocicado pela maturidade da fruta, sem pedido de desculpas. É repleto de morangos. A analogia mais próxima, diria eu, é a Grenache, mas essa tende a ter um toque mais terroso. Neste Grande Escolha, a adição da madeira gera uma textura quase cremosa. Morangos e creme.... Excelente agora, mas este não é um vinho para ser bebido imediatamente, mesmo com esse lançamento relativamente tardio. Com o passar do tempo, vai achar cada vez mais equilíbrio e adquirir cada vez mais caráter. Surpreendentemente fresco, deve se destacar com o passar dos anos.... Foram produzidos 2.939 caixas deste vinho.

História

A história da centenária Herdade de Pegos Claros remete a 1920 e está localizada na sub-região de Palmela (Península de Setúbal), nos limites com a fronteira de Montijo. Nesse terroir, suas vinhas se beneficiam de um clima mediterrâneo com estupenda influência atlântica, o que oferece aos vinhos uma notável elegância e personalidade.

Whats App Message