QUINTA DO AMEAL RESERVA 2019
Complexo e estruturado branco Reserva orgânico da Região Demarcada do Vinho Verde, com excelente potencial de guarda!
Selos e premiações
- RP 91
Harmonize com
- Peixes
- Vegetarianos
- Comidas Asiaticas
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
11.50%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Loureiro
Sobre o produto
A Quinta do Ameal, de Pedro Araújo, é uma propriedade pequena, com menos de 15 hectares, organicamente operada e localizada às margens do Rio Lima.
As encostas íngremes que se projetam perto da margem do rio, potencializam incrivelmente a qualidade da uva, neste caso a fabulosa Loureiro, minuciosamente selecionada, colhida a mão e estagiada 12 meses em barricas de carvalho francês, resultando em um vinho bastante complexo e com potencial de evoluir por até 20 anos.
Esta evolução é um fator particularmente notável sobre os vinhos da Quinta do Ameal. Desenvolvem algumas características aromáticas muito semelhantes a vinhos com grande potencial de guarda como Rieslings da Alsácia ou Semillions de Hunter Valley da Austrália.
Este surpreendente Reserva da 2019, exibe em taça, uma cor amarelo palha. Destacam-se aromas cítricos, florais e de especiarias, provenientes do estágio em barrica.
Em boca, exibe volume e concentração É macio e tem um delicioso frescor cítrico em sintonia com uma linda mineralidade e uma acidez vibrante, que persiste com excelência.
Sugerimos harmonizá-lo com frutos do mar, peixes suculentos e mais gordurosos, uma seleção de salsichas alemãs grelhadas ou pratos da cozinha oriental.
91 Pontos - Robert Parker’s Wine Advocate
"O Reserva 2019 é um Loureiro envelhecido em carvalho francês usado durante 12 meses, com 11,5% de álcool. Este é o antigo Escolha, agora rebatizado. Certamente é diferente de seus irmãos, dada a madeira, mas no estilo típico do Ameal, a acidez revigorante o atravessa facilmente. Gracioso e refrescante, agora bebe bem, mas também deve envelhecer bem. Eles normalmente fazem isso. Foram produzidas 3.800 garrafas."
História
A Quinta do Ameal é uma pequena e antiga propriedade que existe desde 1710, localizada no Vale do Lima, na região do Vinho verde, em Portugal.
No ano de 1990, Pedro Araújo Ramos adquiriu a Quinta do Ameal e mantém intacta a propriedade histórica. Pedro Araújo tem vinho no DNA, pois é bisneto de Adriano Ramos Pinto, o grande nome do Vinho do Porto.
Desde 2005 os vinhos Ameal são feitos com uvas orgânicas. Não utilizam herbicidas, pesticidas sintéticos nem fertilizantes químicos.
É dada especial atenção às intervenções no solo, e mais importante que isso é a atitude pró-ativa de gestão na compreensão do ecossistema e o esforço para obter um equilíbrio natural para as vinhas.Esse procedimento tem inspirado muitas das mais importantes vinícolas de Portugal.