QUINTA DOS MURÇAS PORTO VINTAGE 2015

DOC Douro, Portugal
DOC Douro, Portugal

QUINTA DOS MURÇAS PORTO VINTAGE 2015

Um excepcional Porto Vintage elaborado com perfeição pela Quinta das Murças.

Selos e premiações

Harmonize com

  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

19.00%

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Souzão
  • Tinta Roriz
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

O vinho do Porto é feito na região do Douro e, nas safras excepcionais, as melhores parcelas de cada propriedade são vinificadas e envelhecidas em barricas de carvalho por 2 anos. Ao fim desse tempo, a safra é declarada Vintage.


Quinta dos Murças Vintage 2015 provém de vinhas velhas junto à margem do Rio Douro que, pela sua baixa altitude e exposição solar a Sul, originam uvas de grande concentração e maturação. Fermentado segundo os métodos mais tradicionais, em lagares com pisa a pé, representa o potencial da sub-região do Cima-Corgo para fazer Porto Vintages de grande elegância, intensidade e persistência.


Na safra de 2015 o inverno foi frio e seco, seguido de uma primavera quente e também seca. As temperaturas mais baixas do que o habitual no início do verão acabaram por acelerar a maturação das uvas tintas, que se apresentaram em ótimo estado sanitário, com boa acidez e concentração.


A colheita das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Tinta Roriz foi manual. Em taça, apresenta uma cor intensa e profunda, ainda com reflexos violeta. Aroma complexo de grande intensidade, dominado pelos frutos pretos mais maduros, como a amora e o cassis, e pelos aromas balsâmicos.


De grande concentração, apresenta taninos muito maduros que, em conjunto com a sua acidez, permitem prever uma grande longevidade. Possui um final muito longo e persistente onde dominam os aromas de frutos mais maduros. Vai bem com uma seleção de queijos artesanais, podendo ser harmonizado com queijos azuis.

História

A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos no Alentejo, com a Herdade do Esporão. Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas, é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.


A Quinta dos Murças foi adquirida pelo grupo na década passada. Situada na margem direita do Douro, a poucos quilômetros da barragem da Régua, a propriedade de 160 hectares impõe-se pela verticalidade impressionante das vertentes cobertas de vinha que acolhem dezenas das castas autóctones da região.


É caracterizada pela presença de 8 terroirs muito marcados pelas montanhas, pelas diferentes altitudes e exposições solares, pelos solos xistosos e pelo clima característico do vale do rio Douro.


As oliveiras, laranjeiras, amendoeiras e mata mediterrânica ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema. Os vinhos dos Murças estão entre os mais premium do Douro, comparáveis aos da Romaneira, Vallado e outros do mesmo patamar.

Whats App Message