CHÂTEAU DAUZAC GRAND CRU CLASSÉ MARGAUX 2015 - CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON
CHÂTEAU DAUZAC GRAND CRU CLASSÉ MARGAUX 2015 - CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON
“Um ato clássico”, definiu James Suckling ao avaliar com 94 Pontos. Entre os maiores Grand Cru Classé de Margaux, esta edição especial do Château Dauzac é digna de uma belíssima e invejável coleção.
Selos e premiações
- JS 94
- RP 93
- WE 94
- WS 93
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
120 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
Extremamente elegante e sedutor, o Château Dauzac 2015 é um Margaux perfeito, de dicionário. Encontrou grandiosa expressão na premiada safra 2015 e foi aclamado pela crítica especializada.
“Um ato clássico”, afirmou James Suckling ao avaliar o vinho com nada menos do que 94 pontos. E ele completou: “pura expressão de Margaux”. Só podemos concordar.
No nariz, começa se abrindo timidamente com notas clássicas - e deliciosas - de cassis. Com o tempo, também vai exibindo amora, pétalas de violeta, anis-estrelado, alcaçuz, chá preto, cedro e figo desidratado.
Seu paladar é polido, repleto de taninos volumosos e macios. É encorpado, opulento e tem sabor frutado delicioso, que se combina a notas de especiarias num final feliz que não tem pressa para acabar.
O vinho encontra seu par perfeito ao lado de um carré de cordeiro ao molho de hortelã ou de um confit de canard.
A Edição Especial Cuvée Privée Louis Vuitton faz parte do projeto pessoal do François Louis Vuitton e 10 das melhores propriedades Grand Cru Classé de Bordeaux. Apenas 1.000 garrafas deste vinho com rótulo Louis Vuitton foram produzidas.
94 pontos - James Suckling
Bastante riqueza e profundidade para esta excelentemente focada e pura expressão de Margaux. Aromas e sabores ricos de ameixa são entregues entre taninos frescos e poderosos. Um ato clássico. Deguste depois de 2023.
94 pontos - Wine Enthusiast
De um dos vinhedos mais a sul de Margaux, este vinho atrativamente frutado é brilhante e tem sabores de cassis. Acidez deliciosa e camadas de pimenta do envelhecimento em madeira que prometem um futuro fino e maduro.
93 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate
O Dauzac 2015 é um blend de 72% Cabernet Sauvignon e 28% Merlot, a mais alta porcentagem dos anos recentes, e maturado 60% em barris de carvalho novos. Ele tem certa tensão, mas buquê preciso com aromas de amora, cassis e um toque de violeta - muito polido e focado. O palato tem corpo médio com taninos granulares, pura fruta escura com grafite e especiarias, gentilmente construída na boca, terminando com precisão e graça inspirada em Pauillac. Este é um vinho excelente da propriedade que deve dar 20 a 25 anos de prazer de beber.
93 pontos - Wine Spectator
A amora e o figo têm o contorno suavemente matizado com notas anis, especiarias da madeira e chá preto. Leve herbáceo e detalhes de algaroba elevam o final, que é aveludado sobretudo, mas também tem pegada latente. Melhor de 2020 até 2035.
História
O Château Dauzac, é um Grand Cru Classé de Margaux, de acordo com a classificação de 1855. Além disso, a propriedade tem o privilégio de ter 49 hectares de vinhedos em uma única propriedade, sendo que 45 hectares estão na denominação Margaux e 4 hectares na denominação Haut-Médoc.
O castelo está localizado próximo do estuário do rio Gironde, cuja influência no ecossistema da vinha é crítica. A propriedade ainda é protegida dos ventos oceânicos graças a 120 hectares de prados e florestas ao redor dos vinhedos.
Verdadeiramente distinto, o solo do terroir de Dauzac é composto por um banco profundo de cascalho, remanescentes de antigos terraços aluviais, que se assentam sobre um subsolo de argila e cascalho.
O segredo para o sucesso dos vinhos elaborados pelo Château Dauzac está na capacidade de compreender e gerir melhor este terroir e as suas várias parcelas, de acordo com as características de cada safra.
Este delicado trabalho de seleção de parcelas proporciona uma maravilhosa diversidade de vinhos com grande potencial.