CHÂTEAU FAUGÈRES GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ÉMILION 2014 - - CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU FAUGÈRES GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ÉMILION 2014 - - CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON

96 Pontos Grand Cru Classé de Graves da histórica 2015, em Edição Especial com rótulo desenhado pela Louis Vuitton. Expressão complexa e profunda de Bordeaux, com estrutura potente. Grande conquista para a adega de colecionadores!

Selos e premiações

  • JS 94
  • RP 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

A safra de 2014 foi uma das mais aclamadas da década de 2010 a 2020 em Bordeaux, ao lado da prestigiada 2015. Seus vinhos são espetaculares - e raros -, e podemos observar isso a cada gole no Château Faugères.


O vinho ainda está em pleno vigor, apesar dos nove anos que o separam de sua colheita. É generoso e está carregado de frutas suculentas - ameixa vermelha, cassis, amora. Com o tempo, abre aromas de alcaçuz, pedra quebrada e grafite.


Seu paladar é polido e repleto de taninos firmes e sedosos. É encorpado e preenche a boca com frutas poderosas e acidez acentuada. Tem final é longo e saboroso de bolo de especiarias, perfeito para acompanhar a boa mesa.


É um vinho que entrou agora em seu auge e, por certo, se beneficiará de mais anos na adega. Se preferir apreciá-lo agora, não se esqueça do pato ao vinho ou de um belo wagyu dry-aged na brasa.


A Edição Especial Cuvée Privée Louis Vuitton faz parte do projeto pessoal do François Louis Vuitton e 10 das melhores propriedades Grand Cru Classé de Bordeaux. Apenas 1.000 garrafas deste vinho com rótulo Louis Vuitton foram produzidas.


94 pontos - James Suckling

Incríveis aromas de amoras, mirtilos, minerais e pedra. Uau. Encorpado, sedoso e firme. Tão polido. Sexy. Beba a partir de 2022.


92 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

O Faugères 2014 ainda tem pacotes de ameixa vermelha e zimbro no nariz, com ainda mais generosidade do que quando provei meses atrás. O palato é de corpo médio com taninos finos, estrutura soberba e acidez bem prudente. Ele se funde com mais fruta escura através do final e tem energia palpável no final - ainda excelente.


História

A história do Château Faugères começa em meados do século 16, quando a propriedade era uma espécie de aldeia próxima à cidade de Saint-Émilion, na margem direita de Bordeaux. Apesar dos anos de tradição, foi em 1980, quando Pierre Bernard Guises e sua esposa Corinne assumiram o comando da vinícola, que o château começou a ganhar mais reconhecimento.


Foram várias as iniciativas para aumentar a qualidade dos vinhos - e não só conseguiram, como tiveram reconhecimento da crítica especializada. Após a morte repentina e precoce de Pierre, Corinne vendeu a propriedade para o suíço Silvio Denz, que investiu ainda mais em melhorias, incluindo a construção de uma nova adega e a contratação de Michel Rolland como consultor de enologia.


O vinhedo principal, com aproximadamente 35 anos de idade, se divide entre Merlot (85%), Cabernet Franc (10%) e Cabernet Sauvignon (5%). Ele dá origem ao primeiro vinho, o Château Faugères, e ao segundo, Haut Faugères. Denz somou outros vinhedos à marca Faugères e, hoje, também produz outros rótulos em Bordeaux e outras regiões da França: Château Peby Faugères, La Merle de Péby Faugères e Cap de Faugères.


Whats App Message