XISTO ROQUETTE E CAZES DOURO TINTO 2018

Douro, Portugal
Douro, Portugal

XISTO ROQUETTE E CAZES DOURO TINTO 2018

Quando a finesse de Bordeaux se encontra com a intensidade do Douro, o resultado é este tinto surpreendente, com 97 Pts Robert Parker!

Selos e premiações

  • RP 97

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

20 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Tinta Roriz
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Os vinhos Roquette & Cazes combinam a finesse de um Grand Cru de Bordeaux com a força e intensidade do Vale do Douro.

As vinhas são cultivadas de forma sustentável e o vinho produzido conjuntamente pelas equipes dos enólogos Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).

“O objetivo é fazer um grande vinho com as uvas do Douro, que mostre estrutura e complexidade, que possua o poder e o sol de Portugal conjugados com a elegância de Bordeaux”, afirma Jean-Michel Cazes proprietário do Lynch-Bages Grand Cru.

O Xisto Roquette e Cazes Douro Tinto 2018 foi elaborado com as uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz provenientes de Vinhas Velhas de 25 a 90 anos, exclusivamente da sub-região do Cima Corgo e da sub-região do Douro Superior.

Um vinho concentrado e complexo, que estagiou 100 % em barricas de 225 litros durante 20 meses, respeita a elegância e foge à rusticidade.

Em taça, traz uma coloração violeta intensa. Impressiona com seus aromas de frutas vermelhas, em perfeita harmonia com suaves notas de especiarias frescas.

Em boca, entra com uma certa potência, evoluindo para um vinho de perfil elegante, com excelente volume e taninos de textura sedosa, tudo muito bem integrado com notas de frutas vermelhas. Termina em perfeito equilíbrio, com uma extraordinária persistência e um frescor instigante.

Acompanha bem pratos à base de carne de caça com molho de ervas ou um suculento risoto ao funghi com queijo pecorino.


97 Pontos - Robert Parker

O Xisto 2018, lançado apenas em alguns anos, é um blend de 40% de vinhas velhas (70 anos), 30% de Touriga Nacional e 30% de Touriga Franca de vinhas plantadas em 1987, todas envelhecidas durante 20 meses em 85% de barricas francesas novas. Ele vem com 14,5% de álcool. Por mais lindo que seja o Tinto normal, este é um passo à frente, ou dois. É um pouco mais carvalho, mas também mais polido e melhor estruturado. É facilmente delicioso, embora o carvalho cubra um pouco disso hoje em dia. Isso é acessível agora porque os taninos estão muito maduros, mas será ainda melhor em alguns anos. Isso permitirá alguma chance de puxar mais madeira. Ele aperta um pouco com o ar, então envelhecer não faz mal. Deve envelhecer bem.

História

O projeto Roquette & Cazes é acima de tudo um encontro de dois amigos: Jorge Roquette da Quinta do Crasto e Jean-Michel Cazes do Château Lynch-Bages.

Em 2002, as duas famílias decidiram criar uma empresa para produzir grandes vinhos que fossem marcados pelas características naturais do Douro e pela experiência dos Cazes que fazem vinhos em Bordeaux há cerca de um século.

O Xisto – Roquette & Cazes, é engarrafado apenas em anos em que a fruta se revela de qualidade excecional e em quantidades limitadas. A ideia é elevar o seu patamar, tornando-o um verdadeiro ícone do vale do Douro.

Whats App Message