BOCALE SAGRANTINO DI MONTEFALCO DOCG 2016

Umbria, Itália
Umbria, Itália

BOCALE SAGRANTINO DI MONTEFALCO DOCG 2016

Poderoso e envolvente, o “Brunello da Umbria”, elaborado pela tradicional família Valentini. Conheça esta versão de um dos grandes vinhos da Itália, o mais tanico e poderoso tinto do país!

Selos e premiações

  • organico
  • AK 93
  • D 90
  • JR 17
  • JS 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • HamburguerHamburguer

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sagrantino

Sobre o produto

Uma preciosidade, um Sagrantino di Montefalco DOCG com exuberante tipicidade, combinando sua rica expressão aromática a uma imponente elegância estrutural.

Chamado por alguns o “Brunello da Umbria”, o fato é que o Sagrantino possui corpo o suficiente para ganhar complexidade na guarda por décadas, superando até os maiores Brunellos na adega.

Nativa de Montefalco, há registros milenares da uva Sagrantino na região, com o primeiro documento oficial datado no século XVI (atualmente localizado no arquivo notarial de Assis). Quase extinta na década de 1960, foi resgatada por produtores locais e desde 1992 alcançou o status de DOCG.

Elaborado 100% com a uva Sagrantino, de produção orgânica, este lindo tinto amadureceu por 24 meses em barricas de carvalho francês, com mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado, aportando estrutura e longevidade ao vinho.

De profunda cor rubi com reflexos violáceos e traços marrons, oferece aromas intoxicantes, "masculinos", de charuto e couro, tabaco doce e madeira de floresta, com uma sutileza de amoras, groselhas, alcaçuz, especiarias, um toque de baunilha percebido depois.

No paladar é poderoso e envolvente, com plena acidez e taninos vigorosos, perceptíveis no primeiro gole, bastante pronuciados no segundo. Entrega as notas sentidas pelo olfato com um toque de charuto, pimenta preta e um toque animal., com um fundo de framboesas frescas de cerejas negras. Totalmente fechado no início, apesar da idade, com 2 horas no decanter fica macio e integrado, poderoso, mas domado.

Um tinto para evoluir por mais 15-20 anos.

Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, paciência, carnes de caça e massas com molhos encorpados e queijos envelhecidos.

93 Pontos - Alykhan Karim

Faz tempo que não degusto Sagrantino, nunca provei um no Brasil. A potência deste vinho é o destaque, também a bela acidez que equilibra tanto corpo. Adorei o defumado, o couro, o tabaco nos aromas, a fruta preta suculenta em boca. Um vinho para ganhar complexidade ao longo dos próximos 10-15 anos na adega.

92 Pontos - Luca Maroni

91 Pontos - James Suckling

Belo equilíbrio de frutas pretas esmagadas com algumas notas suaves de especiarias. Corpo médio a encorpado, textura sedosa com taninos finos e bem integrados que conferem leve aderência logo no final. Beba agora.

90 Pontos - Decanter

Uma versão redonda, suave e amigável do Sagrantino com um toque crocante e verde nos taninos. O proprietário Valentino Valentini foi o mais jovem prefeito de Montelfaco; desde 2005 atende o negócio de vinhos da família.

17/20 - Jancis Robinson

História

A família Valentini está intimamente ligada à cidade de Montefalco há mais de cem anos. Localizada na região da Umbria, uma paisagem repleta de rara beleza por sua paisagem montanhosa, a Bocale foi criada em 2002 e representa uma longa tradição familiar que ressoa o legado secular da viticultura em Montefalco.

Atualmente, a propriedade ocupa 10 hectares de vinhas, dos quais 6 têm uma produção média anual de 35.000 garrafas e expressam práticas enológicas associadas ao respeito ao meio ambiente.

As vinhas são tratadas com técnicas de regeneração natural, utilizando apenas fertilizantes orgânicos e minerais sem a utilização de produtos químicos ou herbicidas.

Os vinhos são elaborados sem a utilização de quaisquer substâncias de origem animal, não envolvendo qualquer produto de origem animal, sem ovos ou laticínios. São vinhos veganos, certificados com o selo V-Label, da União Europeia.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message