CASTELLO DI MONSANTO CHIANTI CLASSICO 2019

Toscana, Itália
Toscana, Itália

CASTELLO DI MONSANTO CHIANTI CLASSICO 2019

TOP 3 Chianti Classico de 2019, ao lado de nomes como Castello dei Rampolla e Fotodi, por um valor tão acessível que é quase inacreditável. Aproveite!

Selos e premiações

  • JS 94
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

15 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Canaiolo
  • Colorino
  • Sangiovese

Sobre o produto

Segundo o Consórcio de Chianti Classico, a safra 2019 ”realçará as características da Sangiovese e as muitas facetas de uma região tão variada em diversidade de solos e microclimas”.


Os vinhos desta safra foram marcados por um extrato altamente único e concentrado, desde as cores intensas, aos taninos marcantes e também excelente tipicidade de aromas e sabores.


Este Chianti Classico foi elaborado a partir de um corte composto por, majoritariamente, Sangiovese e também um pouco de Canaiolo e Colorino, e estagiou por 15 meses em carvalho, antes de ser engarrafado.


Este é, como o nome sugere, um estilo realmente clássico de Chianti, que mostra por que o Sangiovese é uma casta tão bonita quando seus vinhos são bem feitos.


Oferece aromas de frutas vermelhas e pretas, como amora, cassis, cerejas e um toque cítrico de casca de laranja, além de toques florais delicados e nuances de couro.


O paladar é macio, harmonioso e com uma estrutura que indica muito poder e longevidade. Com uma acidez vivaz, que enche a boca de frescor e taninos sedosos, elegantes, mas extremamente marcantes, em um fim de boca com especiarias picantes e muita cereja amarena.


Ainda muito jovem, este vinho seguirá evoluindo na sua adega até mais ou menos 2038. Portanto, para desfrutar de todo o seu potencial hoje, deixe-o no decanter por mais ou menos 120 minutos antes de degustá-lo!


94 Pontos - James Suckling - “Aromas e sabores a frutos silvestres, cereja e casca de laranja. Encorpado com taninos levemente mastigáveis e um final fresco e vívido. Uma sensação granulada na boca. Picante no final. Tão sólido. Vai envelhecer lindamente. Beba ou espere”.


94 Pontos - WineCritics.com - “Poderoso e extremamente profundo no nariz mostrando um perfil rico em aromas de ameixas pretas, amoras silvestres, tâmaras, pinhões torrados, cacau em pó e pimenta preta. Na boca é encorpado, sólido e estruturado com taninos cortantes e um final de molde moderno, forte e elegante. Melhor a partir de 2023.


93 Pontos - Wine Spectator - “Lindamente definido e puro, com aromas e sabores de cereja preta, groselha preta, ferro e alecrim selvagem. Harmonioso o suficiente para ser apreciado agora, mas se desenvolverá muito bem na próxima década ou duas. Sangiovese, Canaiolo e Colorino. Melhor de 2024 a 2038. 6.000 caixas feitas, 300 caixas importadas”.

História

Situado na região da Toscana (Itália), o Castello di Monsanto remonta a meados do século XVIII e durante cinquenta anos tornou-se a casa do bom Chianti da família Bianchi, tendo como seu fundador Aldo Bianchi, que desde a primeira vez ficou fascinado pela paisagem do local, nas verdes colinas de Val d'Elsa.


A adega do Castello di Monsanto impressiona! Seu túnel subterrâneo, com cerca de 820 pés de comprimento, que serve também como adega de envelhecimento para um potencial total de 1.500 barris, é um dos mais deslumbrantes de toda a Itália e levou seis anos para ser construído à mão. A galeria, que conecta a nova adega com a original, está localizada abaixo do castelo e remonta a 1740.


Desde 1996, a gestão do Castello di Monsanto passou para a terceira geração Bianchi. Hoje a propriedade possui 72 hectares de vinhas e sua produção anual é de 450.000 bt. Um tesouro da Toscana, com sabores de tradição e inovação.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message