CHÂTEAU LUSSEAU SAINT-ÉMILION GRAND CRU 2017
Opulento e encantador, elaborado por Laurent Lusseau, winemaker do emblemático Château Pavie. Imperdível!
Selos e premiações
- JS 91
- V 93
- WE 91
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
10 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
Além de Patrimônio Mundial da UNESCO por sua vila medieval, Saint-Émilion possui um terroir privilegiado, com suas inúmeras colinas ao lado direito do estuário do Gironde.
Ícones como Cheval Blanc, Figeac, Le Pin, Angélus e Pavie florescem deste terroir regidas pelas casta Merlot, e estão entre as estrelas mais brilhantes da constelação de Bordeaux.
O Château Pavie, um Premier Grand Cru Classé A, está sob a batuta do diretor técnico Laurent Lusseau, simplesmente o proprietário do Château Lusseau, responsável por este belíssimo tinto da 2017.
Do outro lado da rua do Château Monbousquet, em Sulpice de Saint-Émilion, a propriedade conta com 10 hectares de vinhas com cerca de 50 anos de idade e sendo apenas 2 deles destinados à elaboração deste Château Lusseau, distribuídos com Merlot (70%), Cabernet Franc (20%) e Cabernet Sauvignon (10%).
Com brilhante cor rubi, expressa instigantes aromas de cassis, amoras esmagadas, toques de coco, couro e leve balsâmico.
No paladar esbanja fruta e opulência, sem abrir mão de um impecável equilíbrio entre corpo, taninos e acidez. As frutas, agora maduras, ganham contornos lácteos, de cocada cremosa e de carne curada. O estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas) fica evidente na maciez e equilíbrio em boca.
Primoroso, um Bordeaux para quem procura fruta, mas que também entrega grande austeridade.
Durante a última degustação, foi classificado um dos melhores Saint-Émilion Grand Cru nessa faixa de valor do portfólio do Sonoma Market.
Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, carnes vermelhas e de caça, cogumelos e trufas.
93 Pontos - Antonio Galloni - O Lusseau 2017 é lindo. Flexível, maleável e convidativo, o 2017 possui profundidade e textura encantadoras. Curvas suaves, frutas macias e taninos sedosos aumentam consideravelmente o apelo deste Saint-Émilion. Dois mil e dezessete é uma safra especialmente poderosa para Laurent Lusseau, winemaker de todas as propriedades de Gérard Perse, apesar da geada que levou 50% da produção.
91 Pontos - James Suckling
91 Pontos - Wine Enthusiast
História
Laurent Lusseau, proprietário do Château Lusseau, é o diretor técnico de todas as vinícolas de propriedade de Gérard Perse, que incluem Château Pavie, Château Monbousquet, Château Pavie Decesse, Château Bellevue Mondotte e outros vinhedos da denominação Côtes de Castillon.
Uma parceria frutífera e de longa data. Quando Gérard Perse adquiriu o Château Monbousquet, em 1993, confiou a Laurent Lusseau a gestão do negócio. Desde então, Laurent acompanha a família Perse na busca da excelência em suas propriedades.