DOMAINE PÈRE-CABOCHE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE ROUGE 2021

Rhône, França
Rhône, França

DOMAINE PÈRE-CABOCHE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE ROUGE 2021

Mais de 400 anos de história familiar em vinho singular, marcado pela elegância e pelas vinhas de La Crau.

Selos e premiações

  • JD 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache
  • Mourvèdre
  • Syrah

Sobre o produto

Um tradicional e ao mesmo tempo raro Châteauneuf-du-Pape, com parte de suas uvas colhidas de vinhas plantadas em 1906, no famoso plateau La Crau, compartilhadas com vinhedos de Rayas, Telegraph e Bonneau.

Com 400 anos de trajetória familiar no Rhône, Père-Caboche é um dos produtores mais marcantes da região. A enóloga atualmente no comando é Emilie Boisson, décima geração da família e protagonista de resultados espetaculares nos últimos anos.

Blend de centenárias Grenache (80%), Syrah (15%) e Mourvèdre (5%), famoso “GSM”, este vinho amadurecido em barris de carvalho e tanques de aço inoxidável durante 12 meses, reflete impecavelmente o melhor desta combinação: potência, harmonia e potencial de envelhecimento.

Na safra 2021 este vinho oferece um frescor e uma certa elegância que é incomum para os vinhos da região. Nada de geleia em compota e fruta cozida neste vinho. Em boca é muito atraente, com acidez excelente que aporte frescor e traços salinos que intercalam com frutas vermelhas profundas, suculentes, concentradas. No segundo gole as especiarias se sobresssaem, com cravo da índia, cardamomo e canela. Taninos finos complementam a experiência. Um lado menos encorpado e bem harmonioso do famoso Châteauneuf-du-Pape. Achamos fantástico!

Harmoniza perfeitamente com aquela conversa que traz boas lembranças, com arroz de pato e ravioli de costela bovina.

93 Pontos - Jeb Dunnuck

Lindas cerejas vermelhas, framboesas, flores da primavera e notas de garrigue concentradas, tudo isso define o Châteauneuf Du Pape 2021, um clássico e elegante lançamento desta notável propriedade. Incrivelmente complexo, de corpo médio e perfeito no paladar. Nunca é o vinho de sabor mais concentrado da safra, mas este cuvée sempre brilha por sua nuance, complexidade e elegância. Já está excelente para tomar, pode abrir sem medo!"

História

A Domaine Père-Caboche, fundada em 1652 pela família Chambellan, hoje conta com 63 hectares, 17 dos quais estão localizadas na AOC Châteauneuf-du-Pape.

O terroir do Domaine Pére-Caboche é particularmente abençoada por estar localizado na parte mais valiosa da AOC, no plateau chamado “la Crau,” o Cru mais importante, onde os solos são formados parte por pedras e também cascalho, argila e arenito.

O solo é coberto por uma camada de 30 centímetro de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho. Aqui as videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vêm do Mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite... O resultado? Um perfeito amadurecimento da fruta, intensidade da cor e taninos. Com tão pouco rendimento, as uvas colhidas são extremamente valiosas, concentradas, rendem vinhos complexos, longevos.

A filosofía no cultivo e a criteriosa seleção de solos têm a ver com o sucesso do Domaine. No total são quatro terroirs distintos, com elementos de quartzo, argila, calcário e áreas aluviais. Cada um aporta um caráter distinto. Nas vinhas, Boisson opta por uma filosofia de mínima intervenção e cavalos aram o terreno, como feito nos séculos anteriores.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message