CLARETE ERA DOS VENTOS 2021

Serra Gaúcha, Brasil
Serra Gaúcha, Brasil

CLARETE ERA DOS VENTOS 2021

Um “Clarete” que resgata técnicas antigas de vinificação, eleito o “Melhor tinto do Brasil”.

Selos e premiações

  • Natural
  • AD 93
  • GD 92

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • HamburguerHamburguer
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

11.00%

Descanso

30 min

Temperatura

14.00 °C

Sobre o produto

Como destemidos artesãos, o casal de vinicultores Luís Henrique e Talise Zanini estão produzindo vinhos brasileiros de admirável personalidade e transformando cada uva macerada em obra-prima.

Clarete (ou Claret) é um termo com muitos significados no mundo do vinho. Especula-se que tenha surgido ainda na idade medieval, usado para designar os vinhos tintos de Bordeaux que eram bem claros na época, dado que as fermentações eram curtas (geralmente não duravam mais de um ou dois dias). Com o tempo, os vinhos bordaleses mudaram — se tornaram mais encorpados, tânicos, envelhecidos em barricas.

Nesta linda versão, a Era dos Ventos resgata esta técnica antiga de vinificação e a partir de variedades não nominadas, mas 100% de vinhedos próprios, elabora este surpreendente Clarete, onde contempla-se a co-fermentação (sem qualquer aditivo enológico) de variedades tintas e brancas, realizada em antigas mastelas de carvalho, e sem passar por filtragem.

Em taça, exibe uma coloração cereja translúcida. Oferece aromas repletos de frutas vermelhas silvestres, como cerejas e morangos, com um belo floral de rosas e um toque de couro ao fundo. Suculento e cheio de personalidade, é pontuado por taninos finos e uma acidez salivante, mostrando uma deliciosa mescla de frutas frescas no fim de boca.

Harmoniza perfeitamente bem com vegetais assados com cogumelos e parmesão ralado, frango temperado com um bom azeite, alecrim e tomilho ou um suculento hambúrguer gourmet de carne ou vegetariano.


Guia descorchados - Melhor tinto do Brasil em 2022 (Patrício Tapia)

93 Pontos - Revista Adega

Composto de 4 variedades brancas e 2 tintas não reveladas pela vinícola, mas advindas 100% de vinhedos próprios, cofermentadas sem leveduras exógenas, além de não ter nenhum estágio em madeira. Essa é a terceira edição desse Clarete e se mostra ainda mais fresca e tensa que a safra 2020, esbanjando groselhas e oxicoco (cranberry) envoltos por notas florais e de ervas, com sua acidez pulsante e seus taninos firmes e de grãos finos trazendo sustentação ao conjunto. Atenção com ele! Por ser fluido e muito gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é. Aqui menos é muito mais. Álcool 11,4%.

92 Pontos - Guia Descorchados

Trata-se de um blend de seis castas diferentes, quatro delas brancas e duas tintas, com a ideia de revisitar o estilo dos vinhos claretes, vinhos tintos próximos do rosé, leves e prontos a beber jovens. Esta é a terceira versão de um vinho para beber ao litro no verão, mas também para desfrutar dos seus sabores a frutos vermelhos e, sobretudo, da sua textura que tem aderência suficiente para acompanhar carnes grelhadas. Um vinho que sempre faz falta no cenário sul-americano, mas principalmente na Serra Gaúcha brasileira, tão propensa a forçar o terroir para vinhos extremamente concentrados e maduros.

História

Fruto de uma paixão e do sonho de resgatar o que os fundadores Luís Henrique e Talise Zanini chamam de “a alma do vinho”. Ao casal, uniu-se o amigo Alvaro Escher e como artesãos consolidaram a Era dos Ventos como uma pièce de résistance frente ao desafio da globalização do vinho. Por meio de métodos ancestrais e da valorização de uvas quase extintas, foi a pioneira na produção destes vinhos no Brasil.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message