GILLMORE “MARIPOSA” RED BLEND 2014

Valle de Maule, Chile
Valle de Maule, Chile

GILLMORE “MARIPOSA” RED BLEND 2014

A Gillmore entrega em sua linha de vinhos algumas das melhores expressões do Valle de Maule, a área mais nobre do Valle Central.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • JS 92
  • RP 90
  • TA 92

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Syrah

Sobre o produto

A Gillmore entrega em sua linha de vinhos algumas das melhores expressões do Valle de Maule, a área mais nobre do Valle Central.

O Mariposa Red Blend de 2014 leva Merlot (60%) com Syrah (35%) e uma pítada de Cabernet Sauvignon.

Nascido na sub-região San Javier, o blend passou por 18 meses em barricas de carvalho de origem francesa.

Tem coloração vermelho profundo, indo para o roxo. Na taça mostra complexidade com aromas de eucalipto e após um tempo frutas secas também. Aos poucos deixamos o vinho respirar na taça e percebemos alcatrão, cravo e uma nota de caixa de charuto.

O sabor é macio mas potente, o álcool é sentido, porém a acidez equilibra, e os taninos são bem resolvidos. Percebemos bastante cereja e também especiarias: anis, semente de erva doce, chocolate meio amargo, balsâmico, sabores terrosos, uma leve mas ainda impactante presença de madeira.

De corpo médio para cima, com bastante presença, seguirá evoluindo com sucesso por 3 - 5 anos na adega. Para harmonizar com carnes vermelhos ou um cassoulet.

92 Pontos - Tim Atkin - “Um blend de Merlot e Syrah cultivada sem irrigação, com ambas uvas enxertadas em raízes da uva País, a ancestral chilena. Este um vinho refinado e excelente pelo enólogo Andrés Sánchez. Aromático e com lembranças de grama, uma leve madeira e sabores de frutas vermelhas. Oferece taninos finos. Apreciar até 2023”.

92 Pontos - James Suckling

90 Pontos - Robert Parker

História

Gillmore é um dos produtores de alta qualidade do Maule, os primeiros dessa região a ter um grande destaque dentro e fora do Chile: pioneiros e desbravadores. Foram os primeiros a engarrafar Carignan em 1995, e um dos primeiros a ter no rótulo o nome da Carménère, da safra de 1994. Até essa época, a uva era completamente desconhecida do público.

Foi a primeira vinícola a valorizar as vinhas velhas de Carignan, e criadora do VIGNO, Viticultores de Carignan. Também é criadora do MOVI, Movimento dos Vinicultores Independentes, ambos os projetos hoje contam com centenas de vinícolas, e visam pressionar as instituições para melhorar as leis e desenvolver a identidade do terroir.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message