PHILIPPE ET VINCENT JABOULET CROZES-HERMITAGE BLANC 2020

Rhône, França
Rhône, França

PHILIPPE ET VINCENT JABOULET CROZES-HERMITAGE BLANC 2020

Grande Crozes-Hermitage blanc, um dos maiores vinhos do norte do Rhône, com toda a tradição da família Jaboulet somado a uma abordagem enológica contemporânea

Selos e premiações

  • organico
  • AD 92
  • AK 93

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Marsanne

Sobre o produto

O peso do nome Jaboulet remete justamente aos grandes vinhos de Crozes-Hermitage e Hermitage, sub-regiões do norte do Rhône, onde se produz alguns dos vinhos mais raros (e caros) do mundo.

Maison Paul Jaboulet, a domaine principal da família, ficou renomado ao longo de meio século por produzir alguns dos melhores vinhos da região, nas mesmas alturas de Guigal e Chapoutier.

Após a venda da Maison Jaboulet para um grande grupo multinacional, a família manteve 32 hectares das suas melhores parcelas, para poder construir a próxima etapa da história. Nasceu Domaine Philippe & Vincent Jaboulet.

Nas mãos de Philippe e Vincent Jaboulet, pai e filho, encontra-se a receita do equilíbrio de tradição com abordagens contemporâneas, graças ao olhar jovial do enólogo Vincent.

De produção orgânica e baixa interferência, este branco foi elaborado com 100% Marsanne, cepa protagonista nos Crozes-Hermitage Blancs e também nos Châeauneuf-du-Pape Blancs, elaborados poucos quilometros ao sul. Fermenta e amadurece por seis meses, um estagio parte em inox (80%) e parte (20%) em barricas de carvalho francês.

Jovem, se apresenta de coloração amarelo palha, com aromas lineares e nítidos com refrescância cítrica. Segue com frutas brancas e de caroço maduras, mais notas florais, herbáceas e de especiarias doces, com um toque de madeira ao fundo.

É persistente em boca, onde revela corpo médio, boa acidez, reforça o frescor do lado cítrico com frutas amarelas e bom volume.

Ideal para acompanhar pratos de peixes mais encorpados, desde truta com amêndoas a um camarão na moranga ou mesmo uma moqueca capixaba.

93 Pontos - Alykhan Karim - CEO Sonoma Market - Uma cor amarela indo para dourado, toques de maracujá, figo e castanha gorda no nariz, macadâmia, caju, os aromas foram para uma leve fava de mel que me lembrou de Montrachet.

Linda a entrada em boca, traços de mel se repetem, mas depois vai para um lado levemente salino, com uma pureza, uma sensação límpida, que achei fascinante, terminando com traços de amêndoa, tão característicos da uva. Adorei este vinho."

92 Pontos - Revista Adega

"Branco orgânico elaborado exclusivamente a partir de uvas Marsanne, com fermentação e estágio de 6 meses, sendo 80% em tanques de aço inoxidável e 20% em barricas de carvalho. Ainda jovem, mostra frutas brancas e de caroço maduras seguidas de notas florais, de ervas, de especiarias doces e da passagem pela madeira. Untuoso, tem bom volume de boca, acidez refrescante e final cheio e persistente, com toques amanteigados, cítricos, de pêssegos e de baunilha. Álcool 13%. "

História

Após 30 anos na vinícola premiadíssima da família Paul Jaboulet Aîné, como gerente de produção, Philippe Jaboulet e seu filho, Vincent, adquiriram uma propriedade em Côtes du Rhône Septentrionales.

Philippe Jaboulet dedicou a vida inteira às vinhas. Já Vincent formou-se enólogo, com quatro anos de estudos sobre viticultura, com estágios na França e na Austrália, encarnando a sexta geração Jaboulet.

Localizado no norte de Côtes du Rhône, no coração de Crozes-Hermitage, pai e filho cultivam 30 hectares em várias denominações: Crozes-Hermitages (a maior delas), Eremitério (a mais prestigiada da região norte), Cornas (denominação da margem direita do Rhône em solo granítico) e IGP tinto e branco (dedicado às uvas Syrah e Viognier).

Desde 2016, a cave obteve a classificação Haute Valeur Environnementale (HVE), que atesta a promoção da biodiversidade por meio de práticas que preservam as áreas naturais pre sentes nos lotes e no entorno da fazenda: respeito ao ecossistema e controle do consumo de água.

Whats App Message