Kit Caixa Os Brilhantes vinhos da Borgogno

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

Kit Caixa Os Brilhantes vinhos da Borgogno

Conheça um dos produtores mais venerados do Piemonte nesse Sexteto incrível. 

Selos e premiações

  • AK 97
  • JS 94
  • S 94
  • WE 96
  • WS 96

Harmonize com

  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves
  • CarnesCarnes
  • Frutos do marFrutos do mar
  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • QueijosQueijos
  • VegetarianosVegetarianos

Avise-me

Sobre o produto

- 1 unid. Borgogno No Name 2020
- 1 unid. Borgogno Barbera D’alba 2021
- 1 unid. Borgogno Langhe Doc Nebbiolo Bartomé 2021
- 1 unid. Borgogno Barolo Docg 2019
- 1 unid. Borgogno Barolo Cannubi 2015
- 1 unid. Borgogno Derthona Timorasso 202

“No Name”, de Borgogno, é um 100% Nebbiolo nascido no Langhe, elaborado conforme os grandes Barolos da região, mas com uma história muito interessante por trás dele.O vinho “sem nome” nasceu como um protesto contra a excessiva burocracia para a regulamentação dos vinhos através do Consorzio D.O.C.G. Barolo
Em taça, apresenta cor vermelho rubi com traços indo para o cobre. Tem um nariz intrigante, persistente e etéreo, com notas de rosas secas, especiarias persas e indianas, cardamomo e traços de canela. Em boca é lindo e sedutor, muito harmonioso, elegante e expressiva. Pétalas de rosas secas e morangos silvestres, acidez brilhante, sem sobrepor, corpo médio para pleno que vai ganhando volume e taninos ultra finos, da melhor qualidade, que preenchem a boca e acariciam as bochechas que nem um veludo.

Para a elaboração do Barbera d’Alba a fermentação ocorreu durante 12 dias a temperaturas entre 24-28°C, seguida de prensagem suave e envelhecimento de uma parte (70%) em cubas de inox durante 10 meses e a outra parte (30%) em grandes barricas de carvalho eslavo, também por 10 meses. Depois disso as duas partes foram misturadas e passaram por um período de refinamento por 6 meses em garrafa antes de ser lançado. Este processo tradicional permite manter a acidez fresca e as notas de especiarias de um descomplicado, perfumado e dono de uma finesse única. Apresenta cor vermelho rubi bastante intensa e tem um bouquet aromático marcante, com uma tendência a ser um pouco mais etéreo, mas ainda tem um forte perfil frutado, exalando amoras e mirtilos envoltas em flores de violeta. Em boca é brilhante e puro, possui uma acidez vibrante que aporta bastante frescor e taninos fininhos e bastante refinados.

Langhe Bartomé 2021 é vinho excepcional que ganha vida no vinhedo histórico de Bartolomeo no coração do Langhe, onde Borgogno é um dos exclusivos produtores. O vinhedo era famoso por seu Nebbiolo por mais que 100 anos antes do vinho Barolo nascer. Apresenta uma sedutora cor vermelho rubi com reflexos indo para cobre. O nariz é perfumado e sedutor, com notas de cardamomo e anis estrelado, um mentol bem sutil, frutas vermelhas frescas, sobretudo morangos, também traços de madeira de laranjeira. Harmonioso na boca e muito elegante, com excelente acidez e taninos vibrantes, extremamente finos, oferece traços de canela e cardamomo, rosas secas, morangos robustos, plenos. Nebbiolo de altíssima qualidade, melhor que muitos Barolo que já degustamos.

Este vinho, seu Barolo principal, nasce da união de 5 vinhedos crus em Barolo: Liste, Cannubi, Fossati, Cannubi San Lorenzo e San Pietro delle Viole. Em taça, encanta com uma cor vermelho rubi com tons de granada brilhante. Oferece aromas exuberantes de rosas, hibisco, morango, cereja, hortelã, cânfora, alcaçuz, zest de laranja, especiarias. Ao palato, é esbelto, com corpo médio a encorpado, linda acidez mineral e taninos firmes e secos. Saboroso, oferece notas de folhas de chá e frutas vermelhas silvestres ao paladar e, em seu longo final, revela o sabor ferruginoso.

Exuberante e robusto, o Cannubi 2015 do célebre e tradicional Borgogno, amadureceu por 48 meses (4 anos) em grandes barris de carvalho eslavos e foi refinado por 6 meses em garrafa. Em taça, encanta com uma cor vermelho rubi com reflexos violáceos. Oferece aromas exuberantes de frutas vermelhas maduras, como amora, framboesa, ameixa e cereja, que se integram com notas terrosas e de especiarias e um toque fresco e floral de pétalas de rosa. Ao palato, revela toda a sua força. Tão macio que derrete na boca. Muito bem integrado, a estrutura firme harmoniza-se maravilhosamente bem com notas de framboesa, cereja fresca, tabaco e um toque levemente mineral. Taninos sutis, mastigáveis, envoltos em uma acidez vibrante. Um Barolo complexo e perfeitamente equilibrado!

Este Derthona Timorasso possui uma personalidade notável. Apresenta cor amarelada, bastante densa e luminosa. Seu bouquet olfativo é rico e complexo, com aromas de fruta de polpa branca, pêssego, pêra, notas de flores brancas, mel e sílex. A entrada na boca é viva e tensa, exprimindo sabores harmoniosos, amplos e profundos, conduzindo a um final longo de frescor vibrante. Está excelente agora mas também tem bom potencial de envelhecimento de até uma década. Pela sua estrutura e riqueza, encontra excelentes harmonizações com pratos clássicos da tradição piemontesa, como o vitello tonnato, a carne cruda all'albese com trufas e os legumes empanados.

História

Giacomo Borgogno & Figli é considerada uma dinastia! Um dos grandes nomes de Barolo junto com os conterrâneos Damilano, Rinaldi, Vietti e Voerzio.

A tradicionalíssima propriedade foi fundada em 1761, embora hoje a família cite 1848 como a data de seu estabelecimento oficial, coincidindo com um documento datado de 1848 que atesta a primeira venda de um vinho Borgogno.

Responsável pelos Barolos favoritos de diversos czares da Rússia, de diversos Papas, também pelo vinho italiano mais caro já vendido em leilão (um Barolo da safra de 1886), dentro da comuna de Barolo, uma das 11 subzonas da Barolo DOCG, Borgogno reina.

Seus vinhos vêm exclusivamente de vinhedos Grand Cru, incluindo Cannubi, Liste, Fossati, Cannubi San Lorenzo e San Pietro Delle Viole são conhecidos por extrair a mais pura elegância da Nebbiolo.

Whats App Message