LE PETIT SMITH-HAUT-LAFITTE 2013

Bordeaux, França
Bordeaux, França

LE PETIT SMITH-HAUT-LAFITTE 2013

Poderoso 2º vinho do célebre Château Smith Haut Lafitte. Já 10 anos após a safra, este vinho se tornou uma obra de arte na guarda cuidadosa da biblioteca do próprio produtor, liberado só no final de 2023 na alocação direta para Sonoma Market!

Selos e premiações

  • JS 94
  • S 93
  • V 93
  • WS 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

Um dos Bordeaux mais procurados do Brasil e do mundo, o 2º vinho da famosa propriedade Grand Cru Classé Château Smith-Haut Lafitte.

Elaborado na Pessac-Leognan AOC, o miolo da região de Graves, localizada a sudeste de Bordeaux, ao longo do rio Garonne.

Há meia milênio que a Pessac-Leognan é uma das áreas mais importantes e cobiçadas de Bordeaux, onde estão localizadas a Château Haut Brion, 1er Grand Cru Classé, e outros Grand Cru Classé de renome: Pape-Clément, Chevalier, La Mission Haut Brion, e Smith-Haut Lafitte.

O terroir possui solo rochoso, pedregoso, com boa presença de calcário e argíla, excelente para a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Aqui os Bordeaux estão entre os mais minerais e elegantes da região, muito devido aos solos.

O Petit Haut Lafitte é o 2º vinho deste célebre Château. É uma versão mais jovem do seu Grand Vin, mas igualmente grandiosa.

Este tinto foi elaborado a partir de um blend de 60% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 4% Cabernet Franc e 1% Petit Verdot, que estagiou em barricas de carvalho (60% novas) por cerca de 14 meses.

111 anos após a safra, o resultado é simplesmente deslumbrante. De cor vermelho intenso e brilhante, possui aromas complexos que vão de ervas aromáticas a toques mentolados, seguidos de morangos e canela.

Possui uma acidez suculenta que realça seus elegantes sabores de cereja vermelha, cravo e alcaçuz. Muito menos rústico e tânico do que a maioria dos vinhos do seu ano, entrega, corpo médio a cheio, com taninos finos e uma persistência que é puro finesse.

O enólogo Stephane Derenoncourt (Canon la Gaffeliere, Pavie-Macquin, entre outros), que elaborou este vinho junto ao Michel Rolland, destaca que a Merlot usada, plantada em parcelas de solo argiloso rico em calcário, trouxe ao vinho sedutoras notas de flores violeta e eucalipto.

Se for apreciá-lo hoje, recomendamos decantá-lo por pelo menos 60 minutos antes de degustá-lo. Vai evoluir lindamente na adega pelos próximos anos.

Sugerimos harmonizá-lo com um delicioso entrecôte ao molho bordelaise ou um risoto de cogumelos frescos


94 Pontos - James Suckling

“É muito, muito fresco, com um caráter brilhante de frutos silvestres e groselha. Corpo médio a encorpado, com taninos finos. Acabamento muito bonito. Sutil e delicado. 60% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot e um toque de Cabernet Franc e Petit Verdot”.

93 Pontos - Vinous

“Um dos vinhos mais emocionantes do ano, o Smith Haut Lafitte 2013 agracia o paladar com uma mistura exótica de frutas vermelhas/pretas escuras, violetas, mentol, couro novo, pedras trituradas e ervas secas. O 2013 não tem a aderência ou a estrutura dos melhores anos, mas mesmo assim é marcante e beberá bem desde o início. Este é um jovem Smith Haut Lafitte especialmente terno. O 2013 é 60% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 4% Cabernet Franc e 1% Petit Verdot”.

93 Pontos - Equipe Sonoma

92 Pontos - Wine Spectator

“Aberto e fresco, com um toque carinhoso de notas de ameixa, framboesa e lilás, forrado com uma sutil pontada de baunilha chamuscada no final. Contido por enquanto, mas mostra um persistência admirável”.

História

O Château Smith-Haut-Lafitte foi fundado em 1842, mas a sua história começou ainda no século XIV, quando Verrier Du Bosq assinou as primeiras escrituras registradas por algumas parcelas de um vinhedo com algumas fileiras de videiras.

No século XVIII a propriedade foi adquirida por um comerciante de vinho escocês chamado George Smith, que então batizou a propriedade com seu nome.

Foi então que, Lodi Martin Duffour-Dubergier, prefeito de Bordeaux e signatário da classificação oficial de 1855, comprou a propriedade em 1842 e a elevou ao status de Grand Cru Exceptionnel.

Em 2023 a propriedade foi eleita pela 10? vez “Top 25 VInícolas do Mundo.”

Whats App Message