NORTON DALTON TINTO

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

NORTON DALTON TINTO

Para todos as horas, um inusitado e delicioso blend mendocino assinado pela renomada Bodega Norton. Imperdível!

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe
  • HamburguerHamburguer
  • PizzasPizzas
  • AvesAves

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

14.00 °C

Uva/Corte

  • Bonarda
  • Merlot
  • Syrah

Sobre o produto

Dalton é um instigante blend mendocino feito das uvas Bonarda, Merlot e Syrah. Um vinho perfeito para todas as horas e com excelente relação valor x qualidade. É assinado pela renomada Bodega Norton, vinícola que tem mais de 125 anos de história e tem seus vinhedos todos em Mendoza, situados dentro de uma área privilegiada conhecida como “Primeira Zona”.

O enólogo por trás deste tinto é Jorge Riccitelli, um dos maiores enólogos argentinos de todos os tempos. Premiadíssimo, foi o primeiro enólogo sul americano a ser reconhecido como Enólogo do Ano, em 2012, pela Wine Enthusiast.

A inspiração para o nome do vinho foi o cientista John Dalton (1766-1844), responsável por desvendar o mistério de que nem todas as pessoas viam as cores da mesma forma. Como homenagem aos daltônicos, a Bodega Norton criou um rótulo com as cores universais, que podem ser vistas por qualquer pessoa.

Democrático desde sua concepção, Dalton é um vinho convidativo. Sem passagem por madeira, é fresco e fácil de beber, pedindo sempre a próxima taça.

Com brilhante cor rubi, este tinto conquista com aromas e sabores de frutas vermelhas maduras, ameixas, especiarias e um sutil e fresco toque de ervas. Delicioso!

Perfeito para ser compartilhado em um happy hour ou acompanhar as refeições do dia-a-dia, especialmente carnes grelhadas e massas ao molho de tomate.

História

A saga da Norton começou em 1895, quando o engenheiro inglês Edmond James Palmer Norton foi para Mendoza construir uma linha férrea, que uniria a cidade ao Chile. Pressentindo que ali seria um excelente lugar para cultivar uvas, importou mudas de videiras da França e iniciou a produção de vinhos, numa das primeiras vinícolas da região.

O rumo da empresa começou a mudar em 1989, quando o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, hoje mundialmente conhecido pelos seus disputados cristais, comprou a Norton, impressionado pela beleza dos vinhedos e da região e pelo fato de ser a única das tradicionais bodegas argentinas circundada pelos seus próprios vinhedos.

O passo seguinte foi a modernização das instalações, tarefa confiada a seu filho Michael Halstrick, que a executou com rara competência, colocando a Norton como uma das principais empresas do ramo na Argentina.

Hoje, a produção dos vinhos está nas mãos de uma competente equipe de viticultura e enologia, coordenada pelo engenheiro agrônomo Pablo Minatelli e pelo enólogo argentino David Bonomi, que já foi considerado um dos 10 melhores profissionais da área na América do Sul pela revista Decanter, e recentemente honrado com o título de Enólogo do Ano de 2020 pelo Master of Wine Tim Atkin.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message