RICCITELLI BLANCO DE LA CASA 2023

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

RICCITELLI BLANCO DE LA CASA 2023

Entre os maiores vinhos de Matias Riccitelli, um branco que leva a assinatura do prestigiado enólogo. Resultado de um corte diferente e refletindo toda a sua potência já pelo rótulo. É um vinho único!

Selos e premiações

  • JS 94
  • S 93

Harmonize com

  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos
  • SobremesasSobremesas

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Descanso

20 min

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Semillon
  • Chardonnay
  • Sauvignon Blanc

Sobre o produto

Há uma constante: Matias Riccitelli elabora vinhos de altíssima qualidade e tem reconhecimento mundial!

Foi eleito “Melhor Enólogo do Mundo” pela Wine Enthusiast, em 2012 e “Melhor Enólogo da Argentina” pelo Guia Descorchados, em 2021.

Também pudera, Matias é filho de Jorge Riccitelli, uma lenda viva do vinho argentino. Enólogo habilidoso, quiçá genial, que há décadas está no comando da Bodega Norton e Riccitelli Wines.

Diferente de outros produtores que destacam seus vinhos mais básicos como “vino de la casa", o bem-humorado e brincalhão Riccitelli optou por um caminho diferente: este faz parte da seleção mais premium, está entre os vinhos mais elaborados e complexos do produtor.

Este branco, que leva a assinatura do enólogo Matias Riccitelli, tem toda a potência que é de se especular pelo rótulo, feito pelo fotógrafo e artista plástico argentino Marcos López.

O vinho é resultado de um corte de Sauvignon Blanc, Sémillon e Chardonnay provenientes do Vale do Uco, em Mendoza, Argentina, e envelheceu em ovos de concreto por seis meses. O resultado é encantador!

A cor é amarelo palha bem clarinho, quase translúcido, o que nos engana e faz pensar que este será um vinho branco delicado. Mas ao aproximar do nariz, sentimos uma enxurrada de aromas herbáceos que lembram arruda, além de aromas de maçã bem docinha, pedra quebrada e flores brancas.

O vinho tem corpo médio e acidez bem fluida, que marca presença e ajuda a espalhar a complexidade dos sabores no paladar. Ora herbáceo, ora frutado e com uma acidez deliciosa que lembra a acidez de maçã fresca.

Um vinho lindo, mas que pede companhia à mesa. Pense em um risoto de bacalhau, uma lagosta grelhada ou uma torta de palmito.

94 Pontos - James Suckling

"Um branco rico e que se abre em camadas com manga, abacaxi e notas de peras maduras e algumas nuances de cimento. Encorpado e bem equlibrado, com um final longo e intenso. Um branco opulento, mas energético, com 40% de Sauvignon Blanc de Gualtallary, 40% Sèmillion de El Peral e 20% de Chardonnay de La Carrera. Fermentado e envelhecido em ovos de concreto, ânforas e barris de carvalho. Beba agora."

93 Pontos - Sonoma Market

História

O despojado enólogo Matias Riccitelli é, ao lado de seu pai Jorge Riccitelli, atualmente um dos maiores nomes da enologia de toda a Argentina. Em 2009, encontrou uma antiga vinícola em Luján de Cuyo, Mendoza, e fundou a Riccitelli Wines.

Ao todo, são 20 hectares divididos em três vinhedos de altitudes diferentes, que variam de 980 a 1120 metros acima do nível do mar. O seu objetivo é expressar todo o potencial do terroir argentino produzindo vinhos super premium.

Depois de lançar o seu projeto autoral, foi considerado o Melhor Enólogo do ano de 2012 pela revista norte-americana Wine Enthusiast.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message