TENUTE DEL CERRO SILÍNEO VINO NOBILE DI MONTEPULCIANO 2019

Toscana, Itália
Toscana, Itália

TENUTE DEL CERRO SILÍNEO VINO NOBILE DI MONTEPULCIANO 2019

3 Bicchieri da Gambero Rossol! Este Vino Nobile di Montepulciano, que representa o ápice da Sangiovese do sul da Toscana, vem para conquistar até os paladares mais exigentes. Conheça!

Selos e premiações

  • JS 91
  • S 93
  • V 90

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Colorino
  • Merlot
  • Sangiovese

Sobre o produto

Existe um vinho nobre de Sangiovese que nasce na Toscana e, apesar de ser tradicionalíssimo e indícios mostrarem que a sua existência remonta há mais de 2000 anos, ainda é ofuscado pelos Brunellos e Chiantis elaborados na mesma região.

Estamos falando do Vino Nobile di Montepulciano, mas cuidado para não confundí-lo com Montepulciano d'Abruzzo (feito a partir da uva Montepulciano).

Feito majoritariamente a partir de Sangiovese Prugnolo Gentile, com um pouco de Merlot e Colorino passou por maceração e fermentação a temperatura controlada (24°-28°C) em tanques de aço inox com remontagens diárias; após a trasfega, o vinho é transferido para grandes barricas de carvalho onde envelheceu durante pelo menos 18 meses.

No nariz é extremamente potente, chega com segurança e personalidade. O buquê desabrocha em mentol, alecrim e ervas frescas. Após algumas girafas na taça, demonstra nuances de chá preto e cereja madura com toques de baunilha.

Em boca é brilhante, extremamente macio, com traços de baunilha, fruta vermelha madura, toques de café, nibs de cacau e um elegantíssimo caráter herbáceo que encanta e agrega complexidade.

Para harmonizar, pense em pratos de carne assada e queijos temperados, pois são a combinação perfeita?!

3 Bicchieri - Gambero Rosso

93 Pontos - Sonoma

91 Pontos - James Suckling

“Aromas de frutos maduros e cereja com alguns tons de baunilha. É cheio e suculento, com um paladar grande e um final cremoso. Em camadas, embora um pouco antiquado. Beba ou segure”.

90 Pontos - Vinous

“O buquê do Vino Nobile di Montepulciano Silíneo 2019 abre como se você estivesse esculpindo uma pedra cinzenta para encontrar uma mistura de groselhas pretas e caril exótico. Tem textura macia, mais elevada e refinada do que o esperado, com suculentas frutas de amora compensadas por tons cítricos azedos e saborosos de ervas. Os taninos aderentes permanecem sob um ar de violetas e lavanda enquanto o 2019 termina estruturado, mas não tão severamente. Silìneo é principalmente Sangiovese com um pouco de Merlot e Corolino. Passa sete meses refinando em tonneaux, seguidos de outros onze meses em grandes barris de carvalho eslavo”.

História

Fundada em 1978, a Tenute del Cerro está localizada em uma posição estratégica, próxima às artísticas cidades de Florença e Siena e das aldeias medievais de Montepulciano e Pienza.

Hoje, representa as propriedades, a Montecorona, em Umbertide (Perugia) e a Fattoria del Cerro, em Acquaviva di Montepulciano (Siena). Mais recentemente, também fazem parte do grupo a La Poderina, em Montalcino; Còlpetrone, em Gualdo Cattaneo; e Monterufoli, em Monteverdi Marittimo.

Ao todo são 600 hectares, sendo 181 de vinhedos e 93 hectares de vinhedos Nobile di Montepulciano, a maior propriedade privada desse vinho.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message