TENUTE DEL CERRO MANERO ROSSO DI MONTEPULCIANO DOC 2022

Toscana, Itália
Toscana, Itália

TENUTE DEL CERRO MANERO ROSSO DI MONTEPULCIANO DOC 2022

Com excepcional tipicidade, um tinto de Montepulciano elaborado pela renomada Tenute del Cerro. Aproveite!

Selos e premiações

  • JS 90
  • LM 93
  • S 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Mammolo
  • Sangiovese

Sobre o produto

O Rosso di Montepulciano é um vinho especial da Toscana. Não é feito da Montepulciano, a casta proveniente de Abruzzo, embora se encontre também pela região.

Rosso di Montepulciano refere-se a uma denominação de origem controlada reservada a uma única tipologia de vinho tinto, elaborado com, ao menos, 70% de Sangiovese, a uva mais típica da região de Montepulciano, pequena cidade medieval no sul da Toscana.

Com uvas colhidas de vinhas situadas entre as colinas de Siena, o Rosso di Montepulciano tem como principais características a jovialidade e o perfil frutado e mais leve do que os Vino Nobile da região, a mais alta gama da região de Montepulciano.

Contudo, entregam uma complexidade que nas melhores versões rivaliza com Chianti Classico ou o Rosso di Montalcino, grandes vinhos da Toscana, também à base da Sangiovese.

E quem domina de modo exemplar a produção destes vibrantes tintos toscanos é a Tenute del Cerro, um dos produtores mais importantes deste vinho!

Nesta safra, combina as castas Sangiovese (90%) e Mammolo (10%), com um breve estágio de 4 meses em cubas de aço inoxidável.

De cor rubi de média intensidade, entrega complexos aromas de frutas vermelhas, especiarias, cogumelos e nuances de chocolate. No paladar é suculento e frutado, perfeito para harmonizar com a comida.

Combina muito bem com carnes vermelhas e massas ao pomodoro, como um suculento bife à parmegiana ou um espaguete ao sugo.

93 Pontos - Luca Maroni

91 Pontos - Sonoma Market

90 Pontos - James Suckling

"Tinto saboroso e fresco com notas de cogumelos, pimenta branca e frutas vermelhas. Limpo, de corpo médio e suavemente aderente. Beba agora ou experimente em 2024."

História

Fundada em 1978, a Tenute del Cerro está localizada em uma posição estratégica, próxima às artísticas cidades de Florença e Siena e das aldeias medievais de Montepulciano e Pienza.

Hoje, representa as propriedades: a Montecorona, em Umbertide (Perugia) e a Fattoria del Cerro, em Acquaviva di Montepulciano (Siena). Mais recentemente, também fazem parte do grupo a La Poderina, em Montalcino; Còlpetrone, em Gualdo Cattaneo; e Monterufoli, em Monteverdi Marittimo.

Ao todo são 600 hectares, sendo 181 de vinhedos e 93 hectares de vinhedos Nobile di Montepulciano, a maior propriedade privada desse vinho.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message