ROCCO DI CAPERNETO AUR-OURA DOLCETTO PIEMONTE 2021

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

ROCCO DI CAPERNETO AUR-OURA DOLCETTO PIEMONTE 2021

Um delicioso e refrescante Dolcetto de influência marítima no extremo sul do Piemonte, produzido a partir de vinhas velhas de uma região histórica na fronteira com a Ligúria.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • Natural
  • S 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Dolcetto

Sobre o produto

Aur-oura é um vinho tinto monovarietal, cuja denominação de origem (Ovada DOCG) foi retirada voluntariamente pelos produtores. Um 100% Dolcetto, uva clássica piemontesa, de vinhas velhas plantadas em Alto Monferrato, no extremo sul do Piemonte, quase na Ligúria, de onde aproveita parte do clima do terroir marítimo genovês. Seu nome, assim mesmo hifenizado, consiste em uma expressão no arcaico dialeto carpentese do século 19, que significa “or ora” em italiano (algo como “agora mesmo” ou “para já”).

De produção orgânica e biodinâmica (certificado na Europa), Aur-ora usa métodos naturais de fermentação, a partir de leveduras selvagens e maceração prolongada (até 1 mês) em cubas de aço inoxidável. Em seguida amadurece por 11 a 12 meses em tanques de concreto.

Em taça exibe cor púrpura profunda. O nariz é agradável pela presença de frutas frescas e maduras, com um envelhecimento muito bem feito e estruturado.

Surge como uma estrela de nossa degustação. Em boca os taninos se mostram tão deliocios, tão aveludados, que demonstra um grau altíssimo de pureza. Esbanja amoras pretas no paladar. Uma delícia!

Um vinho para ser degustado “or ora”.

Vai harmonizar perfeitamente bem com um brasato alla piemontese ao molho de vinho, guarnecido com purê de batatas e aspargos. Mas com um bom queijo de meia cura, com acidez presente, fica ainda mais suculento.

92 Pontos - Sonoma Market

História

Situada entre as colinas do Alto Monferrato, na localidade mais próxima ao mar da região italiana do Piemonte, a vinícola Rocco di Carpeneto concentra-se apenas em varietais nativos (Cortese, Barbera, Dolcetto, Freisa, Albarossa, Nebbiolo) de vinhas velhas, plantadas principalmente entre 1955 e 1986.

“Rocch” é o nome da região de Carpeneto d'Acqui, que assim era chamada desde 1458, quando ainda não existia o culto a São Rocco. A localidade agora plantada com vinhas, era antigamente uma floresta de espinhos, que foi autorizada a crescer em direção à fronteira piemontesa. Daí a origem etimológica de Rocco, advinda dos antigos dialetos lígures.

Os vinhos de Rocco di Caperneto são produzidos feitos apenas com o sol, a terra e a paixão do homem, com rigoroso respeito pelo ambiente e pelos ciclos da natureza do Alto Monferrato, e na constante referência aos princípios de “não fazer nada agrícola”. As vinhas de onde provêm são tratadas exclusivamente com baixíssimas doses de cobre e enxofre, e geridas com cobertura vegetal permanente ou adubação verde com leguminosas e gramíneas: a vindima é feita à mão, em pequenas caixas.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message