ESPORÃO RESERVA BRANCO 2022
Um clássico Reserva branco alentejano, que entrega toda a tipicidade de seu terroir.
Selos e premiações
Harmonize com
- Peixes
- Vegetarianos
- Comidas Asiaticas
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.50%Temperatura
12.00 °CUva/Corte
- Roupeiro
- Antão Vaz
- Arinto
Sobre o produto
Este vinho é um clássico da Esporão. Foi o primeiro produzido pela vinícola em 1985, na DOC alentejana, e mantém o caráter rico e típico de seu terroir.
Graças ao misto de solos de natureza granítica e argilosa e ao clima mediterrâneo e continental, é possível elaborar vinhos encorpados, mas ainda equilibrados e sedutores.
O enólogo estrela David Baverstock (mora em Portugal há 15 anos), juntamente com sua equipe, são os responsáveis por elaborar este branco que leva um blend de Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.
As uvas deste vinho estagiaram por um período de 6 meses (75% em cubas de inox e 25% em barricas novas de carvalho francês e americano), o que lhe confere riqueza e complexidade de sabor.
Para a safra de 2022, a produção passou por um ano mais seco, de temperaturas amenas. Semelhantemente ao ano anterior, contou com amadurecimento precoce das uvas. Prém, no verão as temperaturas mais elevadas e secas contribuíram para uma vindima complexa. As uvas tiveram maturações em estágio muito diferentes entre as castas, mas que conseguiram, graças a uma vindima de precisão, resultado próximo ao de 2021.
Em taça, apresenta um lindo aspecto cristalino e uma cor palha com nuances douradas. No nariz, é intenso, com notas cítricas e de especiarias e proeminência de pêssego branco e frutas de caroço bem integradas com a tosta da passagem parcial por barrica.
Em boca, é elegante e refrescante, com final longo e vibrante. Um exemplar típico do Alentejo!
Harmoniza perfeitamente bem com frutos do mar, um filet de frango mais condimentado com legumes ou uma cremosa burrata com tomates frescos e manjericão.
História
A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão.
Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas, é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.