CHÂTEAU LA GAFFELIÈRE GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ÉMILION B CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON 2015

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU LA GAFFELIÈRE GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ÉMILION B CUVÉE PRIVÈE DU FRANÇOIS LOUIS VUITTON 2015

Campeão olímpico, um raríssimo Grand Cru Classé Saint-Émilion da 2015 e com 97 Pontos, de edição limitada, com rótulo desenhado pela Louis Vuitton. Uma raridade no nosso e em qualquer mercado!

Selos e premiações

  • JS 94
  • RP 94
  • WE 97
  • WS 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Merlot

Sobre o produto

O Château La Gaffelière se destacou na safra 2015, ficando entre os mais bem avaliados de toda Saint-Émilion. “Complexo, profundo e denso, pode envelhecer por muito anos”, disseram os críticos da Wine Enthusiast ao avaliá-lo com nada menos do que 97 pontos. Só podemos concordar.

O vinho é denso e profundo, algo que já se nota pela cor púrpura que brilha em taça. E ainda está jovem, em pleno vigor. Com caráter frutado exuberante, nos brinda com aromas de figo em compota, geleia de amora, ameixa seca e calda de cereja. Também traz complexidade de notas secundárias e terciárias, exibindo especiarias, trufa negra, couro e ferro.

Tem corpo médio a encorpado, boa densidade de frutas e taninos finos, granulares e vigorosos. Sua acidez mineral faz lembrar giz e se equilibra com a estrutura potente do vinho, fazendo com que seja um grande aliado à mesa.

Um vinho como este merece um grande prato à mesa. Pode apostar tagliatelle na manteiga com trufa ralada ou um medalhão com risoto de funghi.

A Edição Especial Cuvée Privée Louis Vuitton faz parte do projeto pessoal de François Louis Vuitton e 10 das melhores propriedades Grand Cru Classé de Bordeaux. Apenas 1.000 garrafas deste vinho com rótulo Louis Vuitton foram produzidas.


97 pontos - Wine Enthusiast

Da sua posição privilegiada no circuito de vinhas que levam à entrada da cidade medieval de Saint-Émilion, esta propriedade fez um vinho impressionante nesta safra. Ele é rico e concentrado em sua estrutura e frutas escuras. Complexo, profundo e denso, pode envelhecer por muito anos. Beba a partir de 2026.

95 pontos - Wine Spectator

Sedutoras notas de ameixa quente, figo e compota de amora se desprendem da taça, incrustadas com toques de amieiro e tabaco. Tem uma leve nuance de ferro fundido e outra onda de fruta depois disso, tudo suportado pela bem estruturada mineralidade de giz. Este vinho é muito potente e ganhou mais peso desde a degustação do barril. Melhor de 2020 a 2040.

94+ pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Do médio para profundo púrpura granada, o La Gaffelière 2015 tem um nariz levemente taciturno de trufas negras, argila fértil e casca musgosa sobre um centro de ameixa quente, amora amassada e cereja negra com um toque de minério de ferro. De corpo médio a encorpado, com taninos firmes e finamente granulares, com camadas de frutas macias e muito frescor, e final longo.

94 pontos - James Suckling

Impressionante e profundo conjunto de cerejas, mirtilos e ameixa negra com delineadas notas de especiarias do carvalho, que adicionam complexidade imediata. Profundo, longo e fresco, com acidez vibrante que sustenta amoras maduras, ameixas e toques de chocolate. Vinho soberbo. Prove depois de 2022.

História

É na margem direita de Bordeaux, especificamente na comuna de Saint-Émilion, que está localizado o Château La Gaffelière, Grand Cru Classé B, segundo a classificação de vinhos de Saint-Émilion. Fácil de se identificar, é o único castelo no estilo gótico na comuna e que pode ser visto ainda da estrada que leva ao centro da cidade.

A propriedade pertence à família Malet-Roquefort há mais de três séculos, mas a história que antecede a aquisição da propriedade é incerta e cheia de mistérios. Supõe-se que já serviu como um abrigo para pessoas com lepra, já que “gaffet”, em francês, é o nome da doença, que acometeu a Europa durante toda a Idade Média. Além disso, escavações arqueológicas mais recentes encontraram vestígios galo-romanos, indicando que foi construída sobre uma vila romana ancestral.

O que se sabe é que o castelo foi construído na Idade Média, provavelmente na mesma época em que os seus vizinhos, o Château Canon-La-Gaffelière e o Château Pavie.

Os vinhedos do Château La Gaffelière se estendem por 22 dos 25 hectares da propriedade. A maioria das vinhas é de Merlot (66%), principal uva da região, e o restante se divide entre Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Whats App Message