VALVIRGINIO CHIANTI DOCG 2021

Toscana, Itália
Toscana, Itália

VALVIRGINIO CHIANTI DOCG 2021

Da tradicional vinícola que colocou Chianti – e a Toscana – como um dos maiores objetos de desejo da viticultura italiana, conquistando 2 Bicchieri pelo renomado guia Gambero Rosso!

Selos e premiações

  • GG 90
  • LM 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Malvasia Nera
  • Canaiolo
  • Colorino
  • Merlot
  • Sangiovese

Sobre o produto

O estilo de vinho que fez da Toscana uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo encontra aqui toda a sua tipicidade e lastro de origem. Valvirginio representa a tradição especialmente forte e longa refinada ao longo dos anos neste Chianti, que representa a ligação com a tradição local e com as características da Toscana por excelência.

Com uvas provenientes dos municípios de Tavarnelle, Montespertoli, Montaione e Gambassi Terme, a vindima é feita manualmente e compõe um blend a partir de tecnologias de ponta, que tendem a limitar o contato com o oxigênio e a realçar todas as características do Chianti.

O resultado dessa alquimia vinífera do primeiro produtor de Chianti no mundo vem de um corte complexo de Sangiovese, a típica uva toscana desse estilo de tinto, com Canaiolo, Malvasia Nera, Colorino e Merlot.

O vinho é elaborado com tecnologia de ponta que tende a limitar o contato com o oxigênio e potencializar todas as características do Chianti. Dependendo da safra, a maceração das uvas pode ser prolongada, chegando a 25-30 dias.

Apresenta uma cor vermelha rubi intensa. No nariz traz Leve marcenaria, morango maduro e calda de morango, um pouco de álcool e de ameixa.

Entrega em boca caramelo, morango e boa acidez, tornando-o um ótimo Chianti de entrada, com excelente valor x qualidade.

Cheio de sabor e encorpado, moderadamente tânico, com um final de boca agradável, este vinho é versátil e acompanha bem carnes grelhadas, aves e queijos.


90 Pontos - Gilbert Gaillard

Granada límpido. Nariz agradável, combinando ameixa, cereja, discretas especiarias, toque grelhado. Na boca é um vinho acessível, fresco, aromático que se expressa com uma delicadeza atraente. Já entrega prazer, mas ainda não atingiu o apogeu. Para carnes maturadas.

2 Bicchieri - Gambero Rosso

Tinto intenso à vista. Na parte olfativa, revela um nariz extremamente fresco, de hortelã e menta, seguido por caráter frutado de cereja, groselha e framboesa. Na parte gustativa, apresenta-se suculento, caloroso, elegante e com taninos equilibrados. Final em ascensão.

Medalha de Bronze Decanter 2019

91 Pontos - Lucas Maroni

História

A Valvirginio integra o consórcio da Cantina Sociale Colli Fiorentini, primeira vinícola cooperativa toscana a adotar desde 2011 medidas para proteger o contexto natural e o meio ambiente do qual é parte integrante, instalando um gerador fotovoltaico com potência de 318kW.

São cerca de 350 famílias de agricultores, com centro de produção no vale banhado pelo riacho Virginio, no município de Montespertoli, na Florença, fazendo da Cantina Sociale a maior produtora de Chianti no mundo.

Com mais de 50 anos em 1,5 mil hectares, todos os vinhos – e azeites, também produzidos a partir dos olivais no terreno – são comercializados nos pontos de venda Valvirginio, responsável pela distribuição dos rótulos em toda a Toscana e na Itália, além de parcerias com exportadoras para atender a demanda internacional.

Whats App Message