FRESCOBALDI POMINO ESPUMANTE LEONIA BRUT DOC 2016

Toscana, Itália
Toscana, Itália

FRESCOBALDI POMINO ESPUMANTE LEONIA BRUT DOC 2016

Considerado há 150 anos o melhor espumante da Toscana!

Selos e premiações

  • AD 93
  • JS 93
  • WE 92

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos
  • SobremesasSobremesas
  • Frutas secasFrutas secas
  • NutsNuts

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

12.50%

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay
  • Pinot Noir

Sobre o produto

Leonia é famoso espumante da Frescobaldi, da Pomino DOC, localizado em meio a florestas nas montanhas do centro da Toscana, não longe da Chianti Rufina sub-região.

Este espumante é considerado há 150 anos o melhor espumante da Toscana.

O Pomino DOC foi inicialmente demarcado pelos Medici em 1500 como o melhor território da Toscana para a produção de uvas brancas. Desde 1750 a família Frescobaldi domina aqui, seu castelo a propriedade mais imponente da região, seus 700 hectares entre os mais valiosos da DOC.

Os espumantes ali são raros. Mas os efervescentes da Pomino DOC, produzidos em quantidades minúsculas, estão entre os melhores da Itália - são para comparar com os melhores Franciacorta, os espumantes da Alto Adige, ao norte, e até com os melhores Champagnes!

De caráter expressivo e elegante, esta linha da Frescobaldi homenageia a matriarca da família, Leonia, que inspira os tataranetos, hoje à frente do projeto. Foi ela quem plantou videiras francesas em Pomino, vinificando-as na primeira adega por gravidade italiana, recebendo a medalha de ouro na Paris Expo, em 1878.

Feito a partir de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, o corte tradicional de Champagne, de uma colheita feita 100% à mão, com uma prensa a frio, 20% do vinho passa por barrica de carvalho francês durante o processo da fermentação.

Um refinamento adicional é feito com remuage e dégorgement também em garrafa. O processo complexo e meticuloso da produção reflete-se na qualidade deste espumante superpremium da Toscana, da histórica e premiada vinícola Frescobaldi.

O Leonia Brut 2016 revela-se imediatamente de extrema elegância: cor amarelo-palha brilhante, com reflexos dourados e uma perlage fina e consistente.

Delicado e efervescente, complexo e cativante, mostra brioche e frutas brancas, pêssego e damasco, acidez refrescante, uma textura cremosa, volume e estrutura na medida perfeita, tanto para bebericar quanto para harmonizar.

De maneira direta, a Chardonnay tem um bom ataque no paladar, por seu vibrante e fresco sabor, lembrando notas cítricas intensas, acompanhado por sensações da estrutura da Pinot Noir. Alguma sutil especiaria surge no final, como anis, acompanhada de maciez.

Os clássicos aqui fazem bonito: harmonize com ostras e ovas de peixes, lagosta com molho de manteiga, ou um espaguete com trufas brancas de Alba.

93 Pontos - James Suckling - Bolhas muito finas, conferindo graça e uma textura cremosa a este espumante. Corpo médio a cheio com sabores de maçã, pêra e leve limão. Final saboroso, porém, reservado. Notas de creme e tons de massa de torta. Beba ou guarde.

93 Pontos - Revista Adega - Espumante branco brut composto de Chardonnay e Pinot, com fermentação de 20% do vinho base em barricas e mantido, no mínimo, 30 meses em contato com as borras antes da degola. Cremoso, profundo e estruturado, impressiona pelas borbulhas finas e intensas, que envolvem toda sua fruta branca e de caroço madura, seguida de notas florais, tostadas, especiadas, de fermento e de frutos secos, que se confirmam no palato. Tem acidez vibrante, textura firme, ótimo volume de boca e final persistente, com toques salinos, cítricos e de fermento. Álcool 12%.

92 Pontos - Wine Enthusiast - Flor primaveril, frutos brancos do pomar e aromas cítricos misturam-se com um aroma de crosta de pão. Brilhante e elegante, o paladar distribui maçã amarela, raspas de limão e um toque de gengibre em contraste com uma perlage refinada e contínua

História

No minúsculo vilarejo de Val di Pesa, na Toscana, Itália, estão os primeiros registros da produção vitivinícola da família Frescobaldi. Foi no ano de 1056 que fundaram a Tenuta Castiglioni, propriedade que até hoje faz parte do que mais tarde viria a se tornar o grupo Marchesi Frescobaldi.

Muita coisa aconteceu desde então. A família mudou-se para Firenzi e tornou-se uma das mais influentes da cidade - mantendo, inclusive, relações com a Coroa Britânica e com o Colegiado Papal. Introduziram as primeiras variedades francesas em solo toscano e ano após ano foram aumentando o tamanho deste Império.

Hoje, quase mil anos desde o início da história na vitivinicultura, a família é uma das mais celebradas da Toscana. Além da histórica Tenuta Castiglioni, o grupo é formado pelas propriedades Castello Nipozzano, Tenuta CastelGiocondo, Castello Pomino, Tenuta Ammiraglia, Poggio a Rèmole, Tenuta Perano, Ornellaia, Masseto, Danzante, Tenuta Luce della Vite, Gorgona e Attems.

Whats App Message