KOYLE AUMA 2017
A alma de Los Lingues, no Colchagua, engarrafada pelas mãos da tradicional família Undurraga. Tinto ícone da casa.
Selos e premiações
- D 94
- GD 96
- V 94
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
60 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Carmenère
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Malbec
- Merlot
- Petit Verdot
Sobre o produto
Auma é um trocadilho usado pelos Undurraga para incluir a inicial do nome da família na palavra alma, já que este vinho - máximo expoente do oásis biodinâmico da família em Los Lingues - expressa com pode e complexidade a prestigiada terroir aos pés da Cordilheira dos Andes.
Suas uvas foram colhidas a mão das melhores fileiras de cada parcela do vinhedo de 80 hectares e vinificadas separadamente com leveduras indígenas.
Em seguida, cada lote estagiou por 24 meses em foudres de carvalho de 600 litros e, só então, o corte foi eleito. O vinho passou, então, por 9 meses em ovos de concreto antes de ser engarrafado sem ser filtrado.
O resultado é um tinto encorpado, com presença clara pela passagem por carvalho, porém sem exagero algum. Extremamente sofisticado, complexo, profundo e estruturado.
A começar pela cor púrpura, que começa agora a despontar seus primeiros reflexos granada, provenientes da guarda.
No nariz, ainda está fechado, mas depois de 60 minutos no decanter já exibe lindos aromas de ameixa, amora, cassis, erva mate, incenso, chão de floresta, cravo… São camadas e mais camadas de complexidade que vão se abrindo sem pressa e impressionando os sentidos.
Entra sedoso pela boca, preenchendo com densos sabores de fruta madura, acidez vigorosa e taninos volumosos, redondos e aveludados. Os mais de seis anos que separam este vinho da colheita trabalharam para que toda essa potência encontrasse equilíbrio aprazível e, ano após ano, o vinho vai se tornando mais macio e menos tenso.
Um grande chileno para envelhecer pelos próximos cinco ou 10 anos em sua adega. Se abrir agora, aposte em um javali na brasa, carré de cordeiro ou risoto de funghi.
96 pontos - Guia Descorchados
Auma é um resumo do vinhedo Los Lingues, dos 80 hectares que a família Undurraga plantou aos pés dos Andes, em Colchagua, em 2006. Como é habitual, a base é Carménère e Cabernet Sauvignon, ambos plantados sobre solos finos e onde a terra cede à rocha andina. Esta já é a nona edição deste vinho, e a presença da Carménère se sente com força com suas notas herbáceas e frutas vermelhas maduras. Tem muitas especiarias e ervas no fundo, os taninos suaves, os sabores profundos em um vinho que necessita guarda. Dê a ele pelo menos uns cinco anos.
94 pontos - Decanter Magazine
Auma é um sofisticado vinho biodinâmico feito por Cristóbal Undurraga em Los Lingues, uma área do Colchagua com solos basálticos que aportam um intrigante caráter a este corte de 37% Cabernet Sauvignon, 36% Carménère e o resto Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot. Envelhecido por dois anos em barril e depois mantido por 9 meses em ovos de concreto, oferece um nariz complexo, frutado com camadas sobrepostas. Vigoroso, taninos bem resolvidos, fruta persistente.
94 pontos - Vinous
O Auma 2017 é uma mistura fermentada em barril de 37% Cabernet Sauvignon, 36% Carménère, 13% Malbec, 11% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot de Los Lingues, Colchagua, envelhecido em ovos e foudres. Vermelho granada na cor com camadas de aromas de frutas vermelhas e negras, especiarias e o centro de carvalho. O palato é compacto com taninos refinados, suculentos e bom peso. Potente e refinado, este é um vinho que vai envelhecer com a idade.
História
A história da Viña Koyle começa em 1885, quando Francisco Undurraga Vicuña plantou as suas primeiras vinhas no Alto Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes. A família Undurraga esteve envolvida com a vitivinicultura desde então, tornando-se grande referência no Chile e no mundo.
Mais de 120 anos depois, em 2006, Alfonso Undurraga, da quinta geração da família, encontrou o seu oásis em meio a Los Lingues, ainda no Colchagua, e o transformou com a ajuda de seu filho Cristóbal em um verdadeiro oásis sustentável.
Hoje, a Koyle é uma referência na agricultura biodinâmica, com as mais elevadas certificações da área. Seus vinhos expressam a pureza de seu terroir, combinando o legado da renomada família Undurraga com inovadoras técnicas enológicas. Além de admiradores ao redor do mundo, também conquista elevadas pontuações da crítica internacional.