CHAMPAGNE LELARGE-PUGEOT TRADITION EXTRA BRUT

Champagne, França
Champagne, França

CHAMPAGNE LELARGE-PUGEOT TRADITION EXTRA BRUT

Champagne orgânico, biodinâmico e natural, proveniente de vinhas com mais de 25 anos de idade e feito de forma artesanal por uma apaixonada família, que tem mais de 200 anos de tradição na vitivinicultura. Simplesmente encantador!

Selos e premiações

  • organico
  • WE 91

Harmonize com

  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

12.00%

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Meunier
  • Chardonnay
  • Pinot Noir

Sobre o produto

Este Champagne é a porta de entrada para o universo que existe dentro do vinhedo de menos de 10 hectares da Domaine Lelarge-Pugeot. Originado na comuna de Vrigny, em Reims, tem a Pinot Meunier como principal uva do corte - ancestral da região de Reims, lá encontra o seu ápice.

Seus vinhedos têm solo rico, formado por giz, calcário, argila e areia, que resulta na produção de uvas de excelente qualidade e complexidade.

Fermentado espontaneamente com leveduras indígenas, o vinho estagiou por 6 meses em tanques de aço inox e, depois da primeira fermentação, foi engarrafado sem adição de licor de expedição (é um Nature) e permaneceu em contato com as lias por mais três anos para uma lenta segunda fermentação.

Por meio do delicado e fino perlage, este Champagne exala aromas minerais e cítricos com pureza dificilmente encontrada nas grandes Casas de Champagne, o que definitivamente não é o caso aqui - estamos falando de uma produção artesanal e familiar, que respeita a terra, a natureza e seus processos naturais.

Seu paladar não deixa arestas: todos os elementos fluem de forma tão espontânea que parece não haver costuras. O vinho tem acidez brilhante, acidez mineral e a presença de zest de laranja e limão maduro, que preenchem o paladar com cremosidade na medida ideal.

Um grande Champagne para comemorações e brindes especiais. Tem estrutura ideal para harmonizar com ostras frescas, blinis com caviar ou queijo brie cobertura de pistache gratinado.


91 pontos - Wine Enthusiast

A baixa dosagem que dá a este vinho a designação de Extra Brut se encaixa perfeitamente bem com a fruta exuberante do nariz. Ele tem um toque maduro enquanto caráter muito seco que vai ser ainda melhor conforme o vinho for amadurecendo por mais alguns meses. Beba esta garrafa a partir de 2019.

História

A história da família Lelarge-Pugeot com a vitivinicultura começa em 1799 quando Pierre-Henri Lelarge chega à cidade de Vrigny, em Reims, Champagne. Dois séculos e sete gerações depois, em 1983, Dominique Lelarge vai para a Borgonha estudar enologia e conhece sua esposa, Dominique Pugeot. Anos depois, o casal retorna a Vrigny, fundando oficialmente a Casa de Champagne Lelarge-Pugeot.

Em 1990, começam a transição para a viticultura orgânica, deixando de usar herbicidas, pesticidas e agrotóxicos na lavoura. Conquistam a certificação em 2010 e quatro anos depois transformam-se em biodinâmicos, passando também a vinificar seus vinhos de forma 100% natural, sem o uso de insumos enológicos e leveduras.

Desde 2010 a família Lelarge-Pugeot vêm trabalhando a Pinot Meunier como principal uva e a exaltando em seu melhor terroir: Reims. Atualmente, a sétima e oitava geração da família trabalham juntas à frente dos negócios, desde o cultivo das uvas até a produção dos vinhos e sua comercialização.

Whats App Message