SEGHESIO DOLCETTO D’ALBA DOC 2018
Um delicioso e refrescante Dolcetto d’Alba. Fruto de uma produção familiar e artesanal, está pronto para ser apreciado ao lado de pratos típicos da culinária italiana.
Selos e premiações
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Queijos
Teor Alcoólico
14.50%Descanso
10 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Dolcetto
Sobre o produto
Este Dolcetto d’Alba nasceu em Monforte d’Alba em um vinhedo da família Seghesio com vinhas de 20 anos plantadas em solo de argila e marga calcária e exposição norte.
O vinho estagiou tanques de aço inoxidável por 9-10 meses após a vinificação, resultando em um Dolcetto jovem e fresco, prontíssimo para ser apreciado.
Do intenso rubi que brilha à taça, exalam notas frutas vermelhas e pretas. Amoras e cerejas frescas e suculentas parecem saltar da taça e dançar diante do nariz. O vinho é perfumado e espalha seu frescor de fruta pelo ambiente.
No paladar, o tinto é igualmente frutado. Cerejas explodem e espalham acidez refrescante e taninos sedosos, que deixam o sabor fresco demorar pela boca. Tem corpo médio para encorpado e é absolutamente seco - tem tudo o que precisa para acompanhar a boa mesa italiana.
Vai harmonizar perfeitamente bem com uma tábua de embutidos artesanais, polpetone ou pizza de cogumelos.
História
Entre os proprietários da Seghesio, todos representantes da mesma família, o nascimento da vinícola aconteceu em 1988, quando Aldo e Riccardo levaram ao mercado a primeira garrafa de seu Barolo. Hoje, os sobrinhos de Riccardo, Michela, Sandro e Marco, se uniram a ele. Juntos, cuidam de todos os aspectos do trabalho: na vinha, da poda à colheita, na adega, da vinificação à venda, no escritório, da administração ao marketing.
Seghesio é uma típica vinícola do Langhe: gestão familiar, pequeno porte e forte apego às raízes. Possui apenas 10 hectares de vinhedos em Monforte d’Alba, na encosta leste, com vista para a colina de Serralunga. Deste terroir privilegiado nascem um Dolcetto d’Alba, um Barbera d’Alba, um Langhe Nebbiolo e duas versões de Barolo di Castelletto: o elegante “Classico” e o poderoso “La Villa”.