CHÂTEAU TALBOT GRAND CRU CLASSÉ SAINT JULIEN 2016
Entre os maiores Grand Cru Classé de Médoc, esta é uma oportunidade única de degustar a expressão do terroir Saint-Julien com perfeição, a bela safra 2016 sendo a melhor da década passada em Bordeaux!
Selos e premiações
- JS 94
- V 95
- WS 95
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
13.50%Descanso
120 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
- Petit Verdot
Sobre o produto
O Château Talbot é um dos maiores Grand Cru Classé de toda Médoc e expressa o terroir de Saint-Julien com perfeição: seja por seus aromas generosos ou por sua estrutura para longa guarda, mas que já se mostra prazerosa desde a juventude.
Proveniente de vinhas com mais de 50 anos, o vinho da safra 2016 é resultado do corte de Cabernet Sauvignon (55%), Merlot (39%) e Petit Verdot (6%) que estagiou por 15 meses em barris de carvalho, sendo 50% novos.
Dono de grande complexidade aromática desde já, um vinho que surpreende o nariz com suas nuances frutadas, herbáceas, terrosas, minerais e florais. Primeiro, despontam as notas de amora, mirtilo e cassis. Depois, de lavanda e rosas, que se seguem por folhas de louro, hortelã, tabaco, caixa de charuto, chocolate amargo e grafite.
Toda a complexidade do nariz se repete na boca, que tem generosa concentração de fruta por meio do corpo médio. No paladar, o vinho flui de forma suave e sem deixar arestas. Tem acidez refrescante e taninos finos e sedosos, que se prendem nas bochechas deixando sabor defumado e mineral prolongar por longos segundos ao final de cada gole.
Um grande vinho de Bordeaux em uma safra estupenda e muito bem avaliada pela crítica. Para a adega de colecionadores (e caçadores de boas oportunidades!). Sugerimos abrir uma garrafa agora ao lado de um elaborado carré de cordeiro e outra daqui a pelo menos 10 anos, se puder esperar.
95 Pontos - Vinous - Um vinho que está começando a se mostrar como uma joia da safra. Cereja negra, ameixa, carvão e fumaça, lavanda, pedra quebrada e hortelã, todos aromas infatuantes neste carnudol, decadente, imponente e vertical Saint-Julien. Bastante concentrado e tanico, vai precisar de muitos anos para abrir e estar no auge, mas envelhecerá com elegancia por décadas."
95 Pontos - Wine Spectator - Um Saint-Julien que nos balança com paladar recheado de notas de ganache e alcatrão, estruturadas por proporcional cassis, pasta de mirtilo e redução de amora. O final longo ressoa através do sabor de espinheiro que oferece suporte para a fruta densa e o tostado que se fundem. Melhor de 2025 a 2040.
94 pontos - James Suckling - Esta Saint-Julien já está lindo, maduro e elegante com carvalho e taninos na medida ideal, mas um final fresco e vivo que mantém o sabor do vinho. Entretanto há aspectos deste vinho que precisam de tempo para se mostrarem. Já muito harmonioso, mas melhor a partir de 2021.
93 pontos - Decanter Magazine - Adorável e profunda cor de ameixa com aura violeta que sugerem pH saudável. Bom equilíbrio entre fruta e acidez, este é um dos vinhos mais frescos da apelação. A fruta está plenamente extraída, fresca e bem ritmada, com camadas de complexidade lindas e entregues por notas de fumaça e mineral. Envelhecido 50% em carvalho novo.
História
Localizado na comuna de Saint-Julien, o centenário Château Talbot é uma das vinícolas de maior prestígio de toda Médoc. Classificada como 4º Grand Cru Classé, segundo a classificação de 1855, tem história que remonta ao século XV e desde 1918 pertence à família Cordier, agora sob a gestão da quarta geração. Seus 110 hectares de vinhedos tem solo composto por cascalhos aluviais com partículas de calcário fossilizado, ideais para o cultivo de Cabernet Sauvignon e Merlot.
Além da excelência na produção de vinhos, Talbot também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, sendo certificado como Alta Valorização Ambiental Nível 3. Com um passado glorioso e uma busca contínua por qualidade, a vinícola continua a encantar apreciadores ao redor do mundo com seus vinhos excepcionais, representando verdadeiramente o esplendor e a tradição da região de Bordeaux.