OLIVI LE BUCHE PRIMÀIO TOSCANA 2019

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

OLIVI LE BUCHE PRIMÀIO TOSCANA 2019

Surpreendente Merlot de boutique com perfeito equilíbrio e típico frescor do terroir toscano.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • HamburguerHamburguer

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

5 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Merlot

Sobre o produto

No coração da medieval Etrúria, não muito longe de Siena, onde uma viticultura milenar prosperava antes do Império Romano… Nessas colinas esverdeadas, há uma pequena vinícola artesanal de 27 hectares, liderada por Ricardo Olivi, que conquista críticos e paladares.

A especialidade da Olivi Le Buche é principalmente a elaboração de vinhos de castas antigas (Pugnitello) ou estrangeiras (Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon).

O nome deste rótulo que colocou a propriedade no mapa, um 100% Merlot cheio de vida!

Merlot, a uva bordalesa famosa por sua maciez, taninos moderados e alta complexidade, tem se dado muito bem em solos Toscanos ao longo dos últimos 50 anos. Mas esta versão é diferenciada!

Envelhecido por 5 meses em barrica e 2 meses em garrafa, o Primàio é um vinho de boutique de grande elegância, porém, versátil e fácil de beber.

Seu leque de aromas começa com amoras bem maduras, quase virando geleia, e vai evoluindo para notas de cedro e lavandas.

A salinidade se destaca, herança dos solos da região, longe do mar porém com uma composição de calcário, que em épocas anteriores fazia parte do fundo do mar.

Fruta preta, ameixas salgadas, uma plenitude de amoras, com excelente acidez, este é um Merlot vivaz, e até selvagem, que oferece força, impacto e presença, porém esculpido pelos 5 meses em barrica de carvalho francês e 4 anos de evolução em garrafa.

Os vinhos de Olivi le Buche são famosos por serem incrivelmente longevos, muitos nem entrando na janela para tomar até passar dos 10 anos.

Este, lindo agora (recomendamos decantar por 1 hora), tem a possibilidade de virar um grande vinho com o passar do tempo. Para quem tem paciência será um aporte grande à adega.

Um bom vinho para ser harmonizado com uma tábua de queijos maturados e artesanais ou para finalizar uma noite fria com um capeletti in brodo.

História

Nascida no ano 2000 no coração das colinas de Siena, na bela Toscana, a vinícola Olivi Le Buche busca fazer jus ao terroir da antiga região da Etrúria. Terra de grandes vinhos medievais, é cercada por natureza que inspira pinturas bucólicas clássicas italianas.

É neste cenário que Giuseppe Olivi e seu filho Riccardo, amantes dos vinhos toscanos, cultivam videiras nativas como Sangiovese, Malvasia, Trebbiano e a variedade autóctone da região, Pugnitello, combinadas com videiras internacionais clássicas. As vinhas se espalham por 27 hectares, dentro do qual há espaço ainda para uma relevante produção do azeite extra virgem D.O.P. La Sovana/Le Buche.

Com uma equipe altamente técnica, a Olivi Le Buche reivindica um terroir de enorme lastro histórico na produção vitivinícola, com registros em mapas antigos que remontam a 1826. Além da família Olivi, desde 2006 passou a envolver os sócios Bernadette e Eric Doyle Higghins (este último já falecido).

Em suas fileiras, estão as variedades nativas citadas, além das internacionais Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier. Todas elas são cultivadas com rigor.

O resultado é dado por rótulos que respondem a nomes como Zelìa, Orhora, Memento, Primàio, I Puri e Tempore. Uma vez em visita pela vinícola, aproveite a recepção calorosa dos Olivi para fazer degustações guiadas e se hospedar com todo o charme deste recanto da Toscana.

Whats App Message