DE MARTINO LEGADO GRAN RESERVA CARMÉNÈRE 2021

Valle del Maipo, Chile
Valle del Maipo, Chile

DE MARTINO LEGADO GRAN RESERVA CARMÉNÈRE 2021

Um Carménère Gran Reserva orgânico e natural, elaborado a partir de vinhas velhas em Maipo Bajo, que recebeu grande destaque na crítica internacional.

Selos e premiações

  • organico
  • GD 93
  • TA 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carmenère

Sobre o produto

A De Martino elabora vinhos inesquecíveis, de alta qualidade, no coração do Valle del Maipo, no Chile.

A Carménère que dá origem a este Gran Reserva foi cultivada em parcelas de um único vinhedo no Maipo Bajo, a zona mais quente do vale, com aproximadamente 550m de altitude e 50 km de distância do Pacífico.

Frutos de vinhas com idades entre 30 e 24 anos de cultivo 100% orgânico, a sua colheita é completamente manual e a fermentação se dá com leveduras indígenas. Após a fermentação malolática o vinho estagia por 16 meses em barricas francesas usadas.

Em taça, apresenta cor violeta profunda, com um nariz repleto de frutas negras maduras, como ameixa, cereja amarena e também goiaba vermelha, envoltas em toques de especiarias doces como cravo, tabaco e nuances de pimenta vermelha. Em boca tem destaque para os taninos que são finíssimos, acidez deliciosa e excelente equilíbrio.

Dá pra ver que ainda tem vida pela frente, por isso recomendamos decantar por mais ou menos 30 minutos antes de apreciá-lo.

Já com 4 anos de guarda, vai continuar amadurecendo na adega pelos próximos 6 anos.

Recomendamos harmonizar com pratos proteicos, devido a seus marcantes taninos. Sugerimos um ravióli recheado com ragu de costela servido com molho trufado ou uma seleção de queijos curados.

92 Pontos - Tim Atkin

93 Pontos - Guia Descorchados

De Martino tem sua única fonte de Carménère na Ilha de Maipo, junto com sua bodega de vinificação. Todas têm vinhas plantadas entre 1992 e 1998, e uma seleção desses vinhos foi para este Legado, um 100% Carménère, que oferece um lado herbal e ao mesmo tempo muito frutado e fresco da variedade. Tem taninos firmes, acidez rugosa, mas o foco está nas frutas vermelhas e nesses toques herbais próprios da uva e que aqui aportam em complexidade.

História

Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.

Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.

Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.

Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.

Whats App Message