BARON PHILIPPE DE ROTHSCHILD MAPU TIERRA SAGRADA CARIGNAN VIGNO 2020

Valle del Maule, Chile
Valle del Maule, Chile

BARON PHILIPPE DE ROTHSCHILD MAPU TIERRA SAGRADA CARIGNAN VIGNO 2020

Um 100% Carignan do Vale do Maule, assinado pela Baron de Philippe Rothschild, da coleção exclusiva que recupera a ancestralidade das vinhas velhas da região

Selos e premiações

  • AD 93
  • GD 93
  • JS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carignan

Sobre o produto

Carignan é o maior "segredo" da viticultura chilena.

Cepa originária do leste da Espanha (Cariñena) protagonista nos blends de Châteauneuf-du-Pape e plantada com grande sucesso em Sardenha, a uva achou seu berço natal no novo mundo em Chile, no Vale do Maule. Hoje os vinhos elaborados nele, sobre todo os que levam VIGNO no rótulo, são entre os melhores vinhos do país andino, pois a qualidade da Carignan chilena é impar.

A denominação VIGNOf oi criada por uma associação de viticultores da região de Secano, no Vale do Maule, para restaurar o prestígio das vinhas velhas de Carignan, uva que fazia parte da viticultura ancestral do país, desde a colonização espanhola. Com sucesso quase instantâneo, o grupo hoje é formado por 40 dos melhores produtores chilenos. Hoje os vinhos VIGNO são considerados entre os grandes tintos do país: sempre 100% de vinhas velhas, com a antiga poda curta romana (gobelet) e majoritariamente não regadas. Apenas algumas vinhas conseguem responder a estas especificidades, o que torna os vinhos únicos e disponíveis em quantidades limitadas.

Este, feito pelos Rothschild, oferece uma belíssima e intensa coloração rubi brilhante com reflexos violeta aponta para um vinho que se apresenta rico em frutas vermelhas silvestres, com notas bem integradas de café e tabaco no nariz, também fava de baunilha, mostrando presença da barrica de carvalho francesa (14 meses).

Cereja preta leva para sabores terrosos, com uma herança de tosta, mocha e alcaçuz, que enriquece a experiência do palato. Com uma entrada em boca suculenta e fresca, logo mostra bom volume e untuosidade com ótima acidez e frescor. Seus taninos surgem com mais presença no final persistente.

Este é um vinho sedoso, impecavelmente elaborado, com grande influência bordalés (devido às raizes da família Rothschild). O uso do carvalho é adepto, oferece estrutura e corpo, sem esconder a maciez da fruta.

Um ótimo vinho gastronômico para acompanhar grandes almoços de celebração, devido ao seu potencial de frescor. Harmonização versátil, permite acompanhar um belo turnedô de filé-mignon guarnecido com vegetais terrosos, como raízes, abóboras e cogumelos.

93 Pontos - James Suckling

“Um tinto rico e saboroso cheio de cerejas pretas, bagas pretas, grafite e um toque de violetas. Quase encorpado no paladar com taninos cremosos e densamente embalados. Fresco e intenso. 14 meses em barricas usadas e oito meses em garrafa. Beba ou guarde”.

93 Pontos - Guia Descorchados

93 Pontos - Revista Adega

História

Foi no final dos anos 1990 que a Baronesa Philippe de Rothschild decidiu expandir a produção vitivinícola da Baron Philippe de Rothschild S.A. para o Chile. O seu objetivo era levar a expertise centenária da tradicional casa de Bordeaux para o Novo Mundo, dando vida a grandes vinhos também fora do velho continente. E assim foi desde então.

A Mapu Wines é um dos projetos da família no Chile, mais especificamente no Vale do Maule. Com o objetivo de produzir vinhos tipicamente chilenos, batizaram a vinícola com a palavra de origem mapuche que significa terra em respeito ao terroir ancestral que gera vinhos genuinamente generosos e quentes.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message